Ano letivo de 2007/08
letivo de 2007/08
A implementação do Plano Nacional de Leitura constituiu um reforço considerável na dinamização de atividades relacionadas com a leitura, dentro e fora da sala de aula, resultando num crescente gosto pela leitura.
Como aspetos mais relevantes, saliente-se: o registo do aumento da procura de livros para leitura, por parte dos alunos; a concretização da “Maratona da Leitura”; a implementação do Concurso Nacional de Leitura; o crescimento de atividades relacionadas com a leitura, como: exposições temáticas, com a respetiva bibliografia; declamações e dramatizações de textos; e, finalmente, a aquisição de uma quantidade apreciável de obras, para a Biblioteca, de entre os quais se destacam os conjuntos adquiridos, em quantidade de treze exemplares, para exercício de leitura conjunta, em sala de aula. A esse respeito, refira-se a decisão, no domínio dos grupos disciplinares, de se utilizarem, 45 minutos letivos e semanais, de forma contígua ou fracionária, para leitura, no âmbito do PNL, sendo estes devidamente registados no Livro de Ponto.
No que diz respeito à “Maratona da Leitura”, confirmou-se que todas as turmas do 3º ciclo cumpriram com a sua hora de leitura na biblioteca, seguida do resumo individual das páginas lidas por cada aluno. No final, registou-se o total de páginas lidas por todas as turmas, com o objetivo de ser ultrapassado no ano letivo seguinte. Neste contexto, pode ainda concluir-se que existe uma relação do nível de proficiência de leitura com o nível de desempenho e o perfil de cada turma.
No tocante ao Concurso Nacional de Leitura, refira-se que a 1ª eliminatória contou com três etapas distintas desenvolvidas na escola: a primeira fase consistiu na seleção de um vencedor ou representante por turma; a segunda, materializou-se numa semifinal, da qual saíram dez semifinalistas; e a terceira, resultou numa final, onde se apuraram três vencedores que representaram a escola na eliminatória distrital. Registe-se que tanto na semifinal como na final, o apuramento dos vencedores foi obtido pelo somatório dos pontos de um júri constituído por seis elementos, dos quais cinco eram professores de Língua Portuguesa.
De entre outras atividades relacionadas com a leitura é pertinente referir-se aqui: a exposição/dramatização sobre a vida e obra de Miguel Torga, no âmbito da comemoração do centenário do seu nascimento, levada a cabo na biblioteca, e a exposição ao ar livre sobre a “Guerra Colonial”, atividades da responsabilidade da professora Teresa Castelo Branco e alunos do Clube de Leitura; o concurso de “Slogans Ilustrados” e “Contos”, organizado pela professora Teresa Portal, no âmbito dos “Jogos Florais”; o “Concurso de Leitura de Contos” da responsabilidade dos grupos disciplinares de Língua Portuguesa e, finalmente, o “Sarau de Poesia” como resultado de uma articulação entre o grupo de História e os de Língua Portuguesa. Como principais objetivos, em termos futuros, pretendia-se: alcançar novo recorde nos resultados da Maratona da Leitura e utilizar os dados recolhidos para a elaboração de um estudo sobre “o contributo da leitura para o desenvolvimento das competências dos alunos”; promover um maior envolvimento dos alunos na evolução do Concurso Nacional de Leitura, de forma que, a nível da escola, as semifinais fossem presenciadas e vividas por um número mais alargado de alunos, e a final fosse realizada, em horário extraletivo, estando aberta a toda a Comunidade Escolar; dar continuidade aos Concursos de Leitura, por anos de escolaridade: no 7º ano, sobre os “contos populares”; no 8º ano, sobre o “texto lírico”; no 9º ano, sobre excertos de episódios de “Os Lusíadas”; Convidar, pelo menos, um escritor a visitar a escola e a conferenciar com um número considerável de alunos e professores, com o objetivo de estimular mais interesse pela leitura; adquirir um “corpus” de títulos, se possível, relacionado com as unidades temáticas do programa de cada ano de escolaridade.
Em remate, pode concluir-se que as atividades relacionadas com a leitura não se esgotaram na implementação do PNL, mas que este trouxe um reforço apreciável na aquisição de obras literárias e numa dinâmica de leitura bastante promissora.