Entrevista à professora Elisabete Martinho

03-06-2013 14:48

Elisabete Martinho é licenciada em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF-UP) e tem Mestrado em Desporto de Recreação e Lazer (FCDEF-UP). Tem ainda o Curso de Treinadora de Voleibol Nível II, é treinadora de Voleibol dos Iniciados Feminino no Clube Fluvial Portuense e foi treinadora de Voleibol no Cart nas épocas desportivas de 1996/97 a 2002/03.

Na Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas, é professora de Educação Física do 3º Ciclo, Coordenadora do Clube do Desporto Escolar e responsável pelo Grupo de Voleibol Iniciados Feminino.

P.J. – O que é o Desporto Escolar?

O Desporto Escolar é uma área que assume extrema importância na Educação, com impacto em diversas áreas sociais. Constitui-se como um meio essencial na promoção da saúde, na integração e inclusão social, na promoção do desporto e no combate ao insucesso e abandono escolar.

P.J. – Há quantos anos existe Desporto Escolar nesta escola?

O Desporto escolar, nesta escola, existe há cerca de dezassete anos.

P.J. – Há quantos anos é a coordenadora do DE?

Sou coordenadora do Desporto Escolar nesta escola há oito anos.

P.J. – Quais as modalidades que já foram e são praticadas pela escola?

Voleibol, Badminton, Andebol, Futebol, Ténis de Mesa, Basquetebol, Xadrez, Multiactividades de Ar Livres (Desporto Aventura), Rope Skipping (Cordas), Ginástica.

P.J. – Quantos alunos estão inscritos no Desporto Escolar e em cada modalidade em particular?

Temos cerca de 300 alunos inscritos nas actividades do Desporto Escolar distribuídos pela actividade externa, modalidades com quadro competitivo a nível da Coordenação Local do DE de Braga e actividade interna.

Na actividade externa temos:

  • Grupo Equipa de Voleibol Infantil Feminino: 30 alunas

  • Grupo Equipa de Voleibol Iniciados Feminino: 30 alunas

  • Grupo Equipa de Badminton Iniciados Misto: 20 alunos

  • Grupo Equipa de Multiactividade de Ar Livre: 20 alunos

Na actividade interna temos:

  • Badminton: 14 alunos

  • Ténis de Mesa: 50 alunos

  • Futebol: 40 alunos

  • Movimento Educa (alunos da Educação Especial): 18

  • Cordas: 35 alunos

  • Ginástica: 22 alunos

  • Voleibol: 15 alunos

  • Xadrez: 15 alunos

P.J. – Qual o horário de funcionamento dos vários grupos/equipas do Desporto Escolar?

O horário de funcionamento do Desporto Escolar desenrola-se de segunda a sexta-feira, dentro do horário lectivo. Os jogos e encontros dos Grupos Equipa realizam-se nas manhãs de sábado.

P.J. – Quantos professores fazem parte da equipa de Desporto Escolar e qual a sua função?

Fazem parte da equipa do DE todos os professores de Educação Física e o Professor de Geografia Pedro Teles, responsável pelo grupo de Xadrez. Todos os professores de Educação Física têm actividade interna e quatro deles assumem o cargo de professores responsáveis por um Grupo Equipa na actividade externa.

P.J. – Em que modalidades temos tido melhores resultados e quais?

Os melhores resultados têm-se verificado nos Grupos Equipa de Voleibol.

No Grupo Infantil Feminino disputamos na maioria das vezes a fase dos primeiros classificados e já obtivemos um terceiro lugar.

O Grupo dos Iniciados Feminino tornou-se vice-campeão pela segunda vez consecutiva de Voleibol no campeonato da Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga.

Na actividade interna, no grupo do “rope skipping” somos campeões nacionais pela segunda vez consecutiva na prova “Challenger Double Dutch”. Na Super Taça Nacional em Corda Individual este grupo já ganhou duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

P.J. – Indique algumas actividades interessantes organizadas pelo Desporto Escolar.

- Corta Mato Escolar onde envolve um elevado número de alunos da escola.

- Torneios desportivos de final de período de Ténis de Mesa.

- Torneios de Gira Volei para os alunos do 1º Ciclo

- Cursos de Juízes/Árbitros das modalidades da actividade externa

- Torneios inter turmas de final de período de várias modalidades desportivas (com todas as turmas envolvidas)

- Atividade interdisciplinar 1º 2º e 3º ciclos (Cordas, Gira Volei e Badminton).

P.J. – Que outras informações nos pode dar sobre o Desporto Escolar, acerca das quais não tenhamos feito perguntas?

Gostaria de dizer que, como coordenadora do Desporto Escolar, estou muito satisfeita com o número elevado de alunos envolvido nas actividades do Clube do Desporto Escolar. Como educadores e professores que somos devemos todos contribuir para a formação desportiva dos alunos, sendo esta na minha opinião um complemento à formação académica.

P.J. – Acha que o desporto é necessário para os jovens?

Considero o desporto é fundamental para a formação integral dos jovens em idade escolar. O Desporto Escolar, em parceria com as Actividades Extra Curriculares e a Educação Física, contribui em muito para a fomentação de uma cultura desportiva escolar importante no combate ao insucesso e o abandono escolar precoce. É através da prática de actividades físicas e desportivas que desenvolvemos hábitos de vida saudável, melhoramos a nossa saúde, a auto estima, a nossa imagem e impulsionamos a integração e inclusão social.

P.J. – Acha que a escola explora suficientemente a vertente do desporto ou poderia fazer mais?

O Desporto Escolar tem crescido muito na nossa escola nos últimos anos. Temos todos os professores de Educação Física envolvidos no projecto do Desporto Escolar, o que nos permite ter uma mancha horária muito boa e um leque muito diversificado de modalidades desportivas escolhidas pelos alunos no início do ano lectivo.

No entanto, é difícil conseguir um horário onde todos os alunos inscritos na mesma modalidade possam treinar juntos dificultando por vezes o trabalho nos grupos equipa. Se a escola tivesse um, dois blocos ou uma tarde livre, seria óptimo para explorar ainda mais a actividade externa.

P.J. – Que outras modalidades gostaria que a escola praticasse?

O clube do Desporto Escolar da nossa escola abarca várias modalidades desportivas seleccionadas em função das preferências dos alunos e de acordo com as condições físicas da escola. Foram estas as modalidades que eles escolheram e isso é que é importante pois todos os praticantes se envolvem muito neste clube e é com muita satisfação que os vejo a fazer algo que apreciam de corpo e alma.

P.J. – O Desporto Escolar está online? Tem algum blog ou alguma disciplina na Moodle, à qual tenhamos acesso? Qual o seu endereço?

Sim. O Desporto Escolar está online no nosso blog com o endereço: https://educacaofisicataipas.blogspot.com

Aqui podemos ver todas as informações do Clube do Desporto Escolar da nossa escola, desde os seus objectivos principais, horários do DE, calendários competitivos, classificações, modalidades desportivas desenvolvidas na actividade externa e interna, relatórios das actividades, notícias, vídeos, fotografias.

Na página da nossa escola nos Recursos Educativos – Desporto Escolar também podemos ter informações do clube do Desporto Escolar na Moodle na disciplina Sub Departamento de Educação Física e ainda na página do CE Braga do Desporto Escolar com o endereço https://alfarrábio.di.uminho.pt/de-braga

Entrevista pelos Pequenos Jornalistas em 2009