Entrevista à professora Teresa Castelo Branco

03-06-2013 11:39

Teresa Clara de Aragão Castelo Branco, natural de Coimbra, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - variante Inglês-Francês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É professora nesta escola desde 1986/87 e nela já desempenhou vários cargos: Delegada de Francês, Coordenadora dos Diretores de Turma, Diretora de Turma e Coordenadora do Departamento de Línguas. É Coordenadora da BECRE (Biblioteca e Centro de Recursos) desde 2000/01 e foi neste papel que foi entrevistada pelo Pequenos Jornalistas.

 

P.J. – O que é a BECRE?

BECRE significa Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos, ou seja, atualmente uma biblioteca não é só um local onde há livros, mas também outros recursos educativos, tais como revistas, jornais, Cd-roms, DVDs, Computadores, Internet. É um local onde se encontra todo o tipo de informação em variados suportes.

P.J. – Qual o seu horário de funcionamento?

A BECRE está aberta durante o tempo de funcionamento da escola, isto é, das 8h15m às 18h20m.

P.J. – A Biblioteca da escola tem regimento interno?

Tem um regimento interno, aprovado pelo Conselho Geral, que pode ser consultado por todos os elementos da escola, desde funcionários a alunos. As regras que respeitam os alunos encontram-se expostas em local visível na BECRE.

P.J. – Quem pode utilizar a BECRE do AET?

Todos os professores do Agrupamento, os alunos desta escola, funcionários e encarregados de educação que o desejarem.

P.J. – Como se chama o projeto anual a ser desenvolvido pela BECRE?

Chama-se “Mais Saber, Melhor Crescer”.

P.J. – Que tipo de documentos integram o acervo da biblioteca?

Documentos de interesse curricular e de lazer em diversos suportes.

P.J. – De que forma a BECRE ajuda os alunos?

Na BECRE os alunos podem fazer trabalhos de casa, de investigação ou de ocupação de tempos livres, tendo sempre professores ao seu dispor para qualquer tipo de ajuda.

P.J. – Quantos professores fazem parte da equipa da BECRE e quais as suas funções?

A equipa da BECRE é composta por: uma funcionária, D. Isilda, que faz a catalogação digital de todos os documentos que fazem parte deste local; a professora Belém, que durante o período da manhã zela pela ordem da BECRE e acompanha alunos nos trabalhos sempre que solicitada; o professor Isac, que tem a seu cargo a disciplina da Biblioteca na plataforma Moodle e zela pela apresentação estética deste espaço; o professor Carlos Silva, responsável pela parte informática da BECRE; a professora Ilda Antão que zela pela manutenção e arranjo dos documentos da BECRE, e, o professor José Maria, membro da Direção do agrupamento, que participa nas horas de conto, acompanhando os textos à viola. Para além desta equipa a BECRE possui três professoras bibliotecárias, a tempo inteiro, que colaboram com todas as escolas deste Agrupamento, a nível das bibliotecas escolares e que são: Teresa Castelo Branco, coordenadora das BECRES do Agrupamento, Fernanda Rodrigues e Cacilda Lagoas.

P.J. – O que mudou para que a coordenadora tenha deixado de dar aulas e esteja a tempo inteiro na BECRE?

A partir deste ano a Rede de Bibliotecas Escolares, que nos dirige, estabeleceu um programa de atuação nas escolas bastante aprofundado, que exige da nossa parte uma dedicação a tempo inteiro às bibliotecas escolares.

P.J. – Há mais alguns elementos a tempo inteiro?

As duas professoras bibliotecárias que já referi atrás.

P.J. – Qual o papel da BECRE nos tempos que correm?

O papel da BECRE atualmente é bastante ousado, uma vez que pretende ser o centro das aprendizagens efetuadas pelos alunos, permitindo-lhes aceder ao conhecimento de forma cada vez mais autónoma, dando-lhes bases sólidas de cidadania, isto é, permitindo-lhes ser cidadãos conscientes, ativos e críticos, no futuro.

P.J. – Indique algumas das atividades/ projetos mais interessantes organizadas/ os pela BECRE.

Os “encontros” da BECRE tentam sempre ser variados e corresponder aos interesses dos alunos e professores, tais como “Encontros com escritores”, “Encontros com ilustradores”, o “Encontro com o Passado” e ultimamente a comemoração de um dia Multicultural, envolvendo todo o Agrupamento, que para além de ser interessante é também inovador.

P.J. – Há alguns projetos que estejam a ser preparados?

Há sempre projetos a serem preparados, pois a BECRE é um local de atividades constantes, umas em ação, outras na forja.

P.J. – Como se pode obter o cartão da biblioteca?

Basta trazer uma autorização escrita por parte do encarregado de educação, em como se responsabiliza por quaisquer danos ou extravios dos documentos da BECRE solicitados para requisição domiciliária.

P.J. – Quantos documentos se podem levar emprestados e por quanto tempo?

Depende. Inicialmente apenas um de cada vez, depois, se o utilizador for interessado e bom leitor, poderá levar dois ou três de uma só vez. Os documentos que podem ser requisitados são apenas livros de literatura infanto-juvenil, no caso dos alunos.

P.J. – Podem renovar-se os empréstimos?

Claro que sim. Sempre que o utilizador não tenha tempo (oito dias) para efetuar as leituras, por qualquer motivo, renova a requisição por mais oito.

P.J. – Se não entregar atempadamente os documentos requisitados há alguma coima?

Há coimas se houver danos ou extravios causados nos documentos e se a demora nas entregas for muito prolongada.

P.J. – Que posso fazer para procurar certa informação na biblioteca?

Pedes ajuda à funcionária ou a qualquer professor que lá esteja a trabalhar nessa hora.

P.J. – O que acontecerá em caso do desaparecimento de um documento que pertença ao acervo da biblioteca?

Terá que ser substituído por um novo, pagando para isso quem o extraviou.

P.J. – Sou ex-aluno. Posso requisitar documentos da biblioteca?

Claro que sim. Para isso basta que te dirijas à biblioteca e indiques o teu desejo e ser-te-á feito um cartão nos mesmos moldes dos outros.

P.J. – A BECRE está online? Tem algum blogue ou disciplina na Moodle, à qual tenhamos acesso? Qual o seu endereço?

A BECRE tem um blogue criado este ano e que vai em breve ser aberto a toda a comunidade e que se chama “BECREando palavras”. Tem também uma disciplina na Moodle, onde são expostas as novidades e alguns links de interesse.

P.J. – A BECRE possui algum clube de alunos?

Sim, o clube de animação da biblioteca, os “Letras com Piruetas e Companhia”, que é formado por alunos de diversos anos e pelo professor José Maria e por mim. Essencialmente fazemos sessões de conto para todas as escolas do Agrupamento, inter pretando contos conhecidos ou criando histórias de acordo com os interesses formulados pelas diversas escolas.

Entrevista feita pelos Pequenos Jornalistas em fevereiro de 2010