ENTREVISTA AOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE APOIO EDUCATIVO

03-06-2013 12:05

            

Os Serviços Especializados de Apoio Educativo compreendem os professores da Educação Especial, os Serviços de Psicologia e Orientação, os professores ligados à Tutoria (Gabinete Disciplinar e ainda os professores do Apoio Socioeducativo.  Estes serviços foram criados no ano letivo de 2008/09 dada a necessidade de se criar uma articulação entre eles. Embora tenham uma coordenadora geral, cada um dos serviços possui a sua própria coordenadora, tendo todas acedido ao pedido dos Pequenos Jornalistas para explicarem à comunidade a forma como surgiram os serviços, para que servem e a quem servem. As entrevistas ocorreram no dia 24 de Novembro, no Gabinete da Psicóloga, tendo sido os entrevistadores os elementos do Grupo A da Oficina (turmas G e I).

   Helena Leite é Licenciada em Educação Especial, no domínio emocional-personalidade. Trabalha neste agrupamento desde 2000/01 exercendo as funções de professora. Foi Coordenadora da Educação Especial durante três anos, e é, atualmente, a coordenadora dos Serviços Especializados de Apoio Educativo.

 

 

Enquanto Coordenadora dos Serviços Especializados de Apoio Educativo, a professora Helena Leite acedeu a responder a estas questões:

P.J. - Como surgiram estes serviços?

Estes serviços surgiram da necessidade de avaliar todas as situações apresentadas, de alunos com Necessidades Educativas e procurar dar-lhes as respostas adequadas.

 P.J. - Quais são os serviços que aqui são incluídos?

Os Serviços de Psicologia e Orientação, Os Serviços de Tutoria e Os Serviços da Educação Especial e os professores do Apoio Socioeducativo.

 P.J. - Quais são as funções de cada um?

Os Serviços Especializados de Apoio Educativo apoiam, através dos elementos que o compõem, os alunos e respetivas famílias nas diferentes necessidades apresentadas por estes. Esta intervenção varia conforme a especificidade de cada serviço. Deixo para os respetivos coordenadores a abordagem mais detalhada a esta questão.

 P.J. - Quem faz parte de cada serviço?

Compõem os Serviços de Psicologia e Orientação a psicóloga existente neste Agrupamento, Dra. Brazelina Marques, que também é a Coordenadora dos mesmos;  Os Serviços de Tutoria são compostos pela sua Coordenadora, Professora Luísa Fernandes e, no momento, por mais duas professoras da EB 2,3.

Os Serviços da Educação Especial são compostos pelos professores de Educação Especial existentes no Agrupamento e coordenados pela professora Helena Leite.

 P.J. - Quem pode beneficiar destes serviços?

Todos os alunos referenciados ou encaminhados por apresentarem Necessidades Educativas, assim como as respetivas famílias ou os encarregados de educação, quando necessário.

 P.J. -Como se pode beneficiar destes serviços?

Pode beneficiar-se destes serviços através de um processo de referenciação que poderá ser da responsabilidade do conselho de turma, encarregado de educação ou outras pessoas que tenham conhecimento da situação em causa e sempre que esta esteja a pôr em risco o sucesso do aluno. Existem ainda alguns casos de alunos que têm no seu percurso educativo situações pontuais com necessidade de intervenção destes serviços. Estes casos poderão ser encaminhados para estes serviços sem a necessidade de uma referenciação.

 P.J. - Como se faz a divulgação destes serviços?

A divulgação destes Serviços é feita através do moodle, com uma disciplina da sua responsabilidade e com acesso a todos os docentes do Agrupamento, através das reuniões com os coordenadores dos vários ciclos, do Conselho Pedagógico e de outras estruturas. A divulgação é feita ainda nos Projeto Educativo, Projeto Curricular e Regulamento Interno do Agrupamento.

 Enquanto coordenadora da Educação Especial…

 P.J. - Que tipo de respostas podem ser dadas?

As respostas dadas pela Educação Especial podem ser: Avaliação Especializada de cada aluno referenciado; Definição da Elegibilidade dos alunos para apoio da Educação Especial; Colaboração na elaboração do Programa Educativo Individual; Assegurar que os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) têm as repostas e apoios necessários e adequados; Prestar apoio direto, indireto ou domiciliário, aos alunos com NEE; Prestar apoio às famílias dos alunos com NEE; Desenvolver trabalho de colaboração com toda a comunidade educativa e do meio envolvente, na procura das respostas mais adequadas a cada um dos alunos apoiados; Desenvolver parcerias com instituições ou empresas da comunidade envolvente, no sentido de desenvolver Planos de Transição para a Vida Adulta e formação Pré profissional para os alunos com NEE; Promover a inclusão de todos os alunos na escola regular atendendo à individualidade de cada um.

 P.J. - Que população é abrangida por estes serviços?

Os alunos abrangidos pelas Medidas da Educação Especial são todos os alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente, que se manifestam na restrição na atividade e participação destes alunos em vários ambientes onde interagem.

 P.J. - Que parcerias são desenvolvidas?

Parcerias com instituições ou empresas da comunidade envolvente, no sentido de desenvolver Planos de Transição para a Vida Adulta e formação Pré profissional para os alunos com NEE; Parcerias com os Serviços de Saúde locais e concelhios.

 P.J. - Gostaria de dar mais alguma informação?

Gostaria de informar que o Grupo de Educação Especial está sempre recetivo a novas parcerias e projetos de trabalho em colaboração com a comunidade educativa ou envolvente.

No momento, temos a grande preocupação de procurar resposta para os nossos alunos que terminam a escolaridade obrigatória e que não apresentam competências para desenvolver uma atividade de trabalho profissional ou até mesmo um trabalho protegido. Para estes alunos as instituições existentes na zona não têm resposta, uma vez que estão superlotadas.

Que futuro espera estes alunos e estas famílias? Fechar os seus jovens em casa e deixar de ter projetos de vida para eles? Talvez a resposta possa estar na iniciativa e colaboração de toda esta comunidade da qual faz parte a nossa escola e todos os nossos alunos.

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Brazelina Marques, licenciada em Psicologia, fez a parte curricular do Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia da Saúde, trabalha na EB2,3/ AVET desde … e tem contrato com a escola desde 2007/08.

Enquanto Responsável pelos Serviços de Psicologia e Orientação, a Drª Brazelina foi respondendo aos Pequenos Jornalistas:

P.J. - Como surgiu este serviço?

Os serviços de psicologia e orientação surgem como uma importante componente de todo o processo educativo, constituindo um factor de inovação decisivo para a promoção do sucesso educativo, para a concretização da igualdade de oportunidades e para a aproximação entre a família, a escola e o mundo de actividades profissionais. O Serviço de Psicologia e Orientação (S.P.O.) está integrado nos Serviços Especializados de Apoio Educativo e tem como objectivo promover o desenvolvimento integral do aluno em contexto escolar e o sucesso educativo. Para concretizar estes objectivos, o serviço realiza um conjunto de acções de natureza preventiva/desenvolvimental e remediativa, envolvendo directa ou indirectamente todos os elementos da comunidade educativa – alunos, professores, pais/encarregados de educação e pessoal não docente.

P.J. - Que funções tem?

Acompanhar o aluno ao longo do percurso escolar, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e para a construção da sua identidade pessoal; apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no contexto escolar; prestar apoio psicológico e psicopedagógico a alunos, professores, pais e encarregados de educação tendo em vista o sucesso escolar, a efectiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas; desenvolver acções de informação/formação para alunos, professores e encarregados de educação no sentido de treinar competências e reunir esforços para o desenvolvimento do sucesso educativo e pessoal; colaborar com outros serviços, designadamente os de educação especial na detecção de alunos com necessidades educativas especiais, na avaliação da situação e na decisão das intervenções adequadas; promover actividades de informação escolar e profissional e desenvolver acções de orientação escolar e profissional, apoiando o processo de escolha e decisão vocacional.

 P.J. - Quem faz parte do serviço?

Sou o único elemento do serviço de psicologia e orientação

 P.J. - Quem e como se pode beneficiar do serviço de psicologia?

Alunos, professores, funcionários e pais e encarregados de educação e qualquer um deles pode dirigir-se pessoalmente ao SPO e solicitar este apoio.

 P.J. - Como se faz a divulgação do serviço?

A divulgação faz-se através de desdobráveis distribuídos aos pais e encarregados de educação pelos directores de turma, na plataforma Moodle e através de acções de informação.

 P.J. - Que tipo de respostas podem ser dadas?

Avaliação psicológica para determinar medidas educativas, apoio psicológico / psicopedagógico individual e em grupo, intervenção em grupo para treino de competências, consultadoria a professores.

 P.J. - Que população é abrangida por estes serviços?

Todos os alunos do agrupamento da pré-primária ao 3º ciclo, professores, pais e encarregados de educação.

 P.J. - Gostaria de dar mais alguma informação?

Só gostaria de salientar que o contexto escolar surge no percurso de vida de uma criança e deverá funcionar como um elemento facilitador do processo de crescimento, oferecendo-lhe oportunidade para crescer e colocando-lhe desafios constantes.

Mas nem sempre este novo contexto de vida lhe consagra só aspectos positivos, já que as crianças possuem ritmos de desenvolvimento diversos e se distinguem em termos de backgrounds familiar e social, estilos comportamentais e emocionais. O aluno apresenta características e especificidades individuais que influenciam de forma diferenciada o seu sucesso individual, nomeadamente as “características físicas, fisiológicas, cognitivas, pessoais, morais/valores, motivações, comportamento individual/grupal, necessidades especiais e características próprias do sexo”. O ambiente escolar, como contexto estimulante e desafiador por excelência, desperta, por conseguinte, dificuldades adaptativas e de relacionamento em determinadas crianças. Posteriormente, pode surgir a baixa auto-estima, a baixa motivação para a aprendizagem com repercussões no envolvimento e empenho nas tarefas escolares, nos hábitos e métodos de estudo. Mais tarde, podem seguir-se as dificuldades de aprendizagem, os problemas de comportamento e o insucesso escolar.

Tendo em conta o referido anteriormente, torna-se evidente que o reconhecimento atempado de possíveis sinais de dificuldade ou desadaptação é fundamental. Só deste modo o aluno se sente apoiado e se pode enveredar esforços no sentido de prevenir atitudes negativas face à escola ou o comprometimento do desenvolvimento harmonioso e pleno da criança.

Após a identificação do problema, poderá acontecer, por conjugação de vários factores, que pais e professores não consigam sozinhos actuar sobre o mesmo. Procurar ajuda especializada poderá ser uma hipótese a ponderar, no sentido de acautelar que os indícios de dificuldades e de instabilidade se venham a amplificar e alcancem contornos mais complicados, deixando rasto no seu percurso escolar e de vida.

Só com a junção de esforços de toda a comunidade escolar poderemos fornecer aos nossos alunos todas as ferramentas necessárias e ensinar a utilizá-las!

SERVIÇOS DE TUTORIA

Maria Luísa Rodrigues da Costa Brandão Fernandes,licenciada em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa, trabalha nesta EB2,3 desde 87/88, onde desempenhou vários cargos (Vice-presidente do Conselho Diretivo, Coordenadora dos Diretores de Turma do 2º ciclo, diretora de turma, presidente do Conselho Geral Transitório). Atualmente é provedora da Educação, presidente do Conselho Geral e coordenadora dos serviços de Tutoria. Foi no âmbito deste último papel que acedeu a falar connosco.

P.J. – Como surgiram os serviços de Tutoria?

A Tutoria surgiu na E.B. 2/3 de Caldas das Taipas, no ano lectivo 2006/07, como um projecto apresentado pela, então professora desta Escola, Helena Sousa. Este projecto, aprovado pelo Conselho Pedagógico, foi evoluindo de acordo com a realidade escolar.

 P.J.- Em que consiste este programa?

O Programa de Tutoria consiste no acompanhamento e orientação dos alunos do 2º e 3ºciclos do ensino básico, visando a sua integração na vida escolar – na turma e na escola – e a prevenção do abandono escolar. Procura despertar nos alunos atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares e ajudá-los a construir um projecto escolar e de vida que tenha sentido para cada um deles.

 P.J. – A quem se destina?

De acordo com artigo 75º do Regulamento Interno do Agrupamento Vertical de Escolas das Taipas, a tutoria destina-se a alunos que se enquadram nas seguintes situações: comportamentos agressivos, violação de regras, isolamento, instabilidade familiar, insucesso educativo associado às situações enunciadas anteriormente e perigo de abandono escolar.

 P.J. – Qual é a acção do professor-tutor?

A acção do professor/tutor não se restringe ao aluno. Ele constitui-se como um elemento de mediação entre o aluno e o professor, o aluno e os pais e entre os pais e o professor.

Desta forma, o professor/tutor procura: recolher os dados pessoais do aluno para ter dele um conhecimento mais aprofundado; incentivar o aluno a conhecer melhor as suas capacidades cognitivas, os seus interesses, motivações e limitações; conhecer e analisar dificuldades de aprendizagem ou rendimento escolar, identificando as suas causas, consequências e formas de superação ou minimização; sugerir ao aluno comportamentos e atitudes com vista à sua integração na turma e na escola, prevenindo comportamentos de risco; informar e apoiar alunos com problemas relacionados com o seu desenvolvimento etário; apoiar o aluno nas dificuldades ao nível das técnicas de trabalho e de estudo, ajudando-o a organizar o tempo e o trabalho pessoal; analisar com o aluno os resultados escolares, procurando retirar conclusões e obter o seu compromisso de melhoria.

Em síntese, a tutoria pretende ajudar a criar um ambiente positivo na escola, inibindo a emergência de comportamentos inadequados.

No fim da entrevista, a professora Helena Leite, como Coordenadora dos Serviços Especializados de Apoio Educativo, quero agradeceu  o nosso interesse e a colaboração na divulgação destes serviços.