Oficina de Jornalismo visita Jornal de Notícias

03-06-2013 10:32

No passado dia 4 de março, os alunos da Oficina de Jornalismo e de Escrita Criativa deslocaram-se em visita de estudo ao Jornal de Notícias, no Porto.

Como corolário de mais um ano nestas andanças da escrita jornalística e da escrita criativa, os dezoito pequenos jornalistas foram, desta feita, visitar um jornal que fez 125 anos e que tem mantido a sua posição de jornal de primeira importância para o Norte do país.

Os alunos começaram por ver um vídeo onde se contava um pouco da história desse grande diário. Do muito que se viu, ficaram alguns pormenores: o JN nasceu a 2 de junho de 1888, com apenas quatro páginas e custava dez reis graças aos anúncios que cobriam 75% da sua área. Em 1891, aplicou pela primeira vez a zincogravura e foi a primeira publicação portuguesa a apresentar páginas ilustradas. A galeria com essas ilustrações foi inaugurada por Helena Vieira da Silva e ainda hoje existe. Os escritores Serpa Pinto e Júlio Dantas publicaram os seus romances neste periódico sob a forma de folhetins. Em 1905, começa a participar nos eventos populares- carnaval, vestidos de chita, concurso de quadras populares de S.João, costureirinhas da Sé… alguns dos quais ainda mantém. Em 1957, esteve envolvido na consulta à população para a marcação do feriado municipal- 24 de junho. Nessa altura, no desporto dava atenção ao automobilismo, ao atletismo e aos concursos hípicos, a volta a Portugal em bicicleta… Foi também o primeiro jornal do país a introduzir a cor, a reduzir o formato e a permitir a consulta online.

De seguida, os alunos foram visitar a redação, uma sala enorme cheia de jornalistas a trabalharem no seu computador e, como veriam a seguir, pelas informações transmitidas no Media-Lab, cada um seria especialista num dos campos jornalísticos: desporto, internacional, cidade, …

No Media-Lab, os alunos foram informados sobre quem pode dar uma notícia (todos nós), de que forma ela pode ser dada e também sobre as grandes agências de informação. Foram também informados sobre o seu tratamento até ser colocada no jornal diário ou no jornal online que tem a vantagem de ser atualizado várias vezes ao dia e tem sempre notícias fresquinhas.

Depois veio o grande desafio. Dois a dois elaboraram o seu pequeno jornal, a que deram um título, escolhendo o tema que preferiram e que compuseram com quatro notícias feitas na hora. Os alunos fizeram alguns trabalhos bem interessantes e foram rápidos na sua execução.

Depois, tiraram uma fotografia que foi impressa e dada a cada grupo.

A fotografia de conjunto, tirada no início da visita, foi publicada no JN de 5 de março.

Foi uma visita que encheu de prazer os pequenos jornalistas. Quem sabe no meio deste grupinho não haverá um futuro jornalista?