Teus Ombros Suportam o Mundo

04-06-2013 12:38

O Sarau de Poesia “Teus ombros suportam o mundo” realizou-se, na Herdmar, pelas 21 horas, do dia 8 de junho, com a presença da Drª Francisca Abreu, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães.

No âmbito de uma parceria com a CEC através do Blogue Cutelarias e Cutileiros e como corolário do projeto “Cutelarias e Cutileiros – na senda do património material e imaterial”, o espetáculo pretende ser uma exultação e uma crítica social e política ao processo de industrialização, às relações económicas, ao trabalho e à luta laboral, ao ruído cruel da civilização de hoje. Por último, exalta pensamentos, sentimentos, angústias e alegrias inerentes ao quotidiano do ser humano”, assim foi apresentado o sarau em voz off.

Imbuídos do espírito trabalhador dos cutileiros, os oito alunos (Ana Bárbara Marinho, Catarina Castro, Sara Ribeiro do 8ºD, Ana Lara Leitão, Carlota Afonso, Gonçalo Terroso, Diogo Miguel Silva do 8ºH, Andreia Sofia Maia e Rita Sofia Leitão do 9ºB), os oito professores (Clara Ramos, Manuela Fernandes, Paula Carneiro, Rosa Fernandes, Teresa Castelo Branco, Teresa Portal, João Montes e Martinho Afonso) e Mário Marques, um dos administradores da Herdmar, numa encenação da professora Manuela Martinez, declamaram/ fizeram leitura dramatizada de excertos e poemas: Ode Triunfal de Álvaro de Campos; Os filhos da época de Wislawa Szymborska; Uma história de Edward Bond; O operário em construção de Vinicius de Moraes; Cena do ódio de Almada Negreiros; Esta gente/Essa gente de Ana Hatherly; Poema em linha recta de Álvaro de Campos; As três palavras mais estranhas de Wislawa Szymborska; O poeta operário de Vladimir Maiakovski; Nada é impossível de mudar de Bertold Brecht; Não toques nos objectos imediatos de Herberto Helder; Os ombros suportam o mundo de Carlos Drummond de Andrade, num arranjo sonoro de Sofia Saldanha e assitência técnica da professora Elisabete Martinho.

Ficou um agradecimento à Herdmar pela cedência das instalações, pelo apoio logístico e pela total disponibilidade demonstrada nas atividades de consecução do projeto, à Direção do Agrupamento de Escolas das Taipas e aos seus funcionários.

Estiveram presentes no sarau dois dos responsáveis pelo Blogue Cutelarias e Cutileiros- o engº Martins e o Sr.Carlos Marques.

Realizado num cenário insólito, uma fábrica de cutelarias, este sarau teve a qualidade que já vinha sendo usual, sendo um trabalho colaborativo e muito enriquecedor para professores e alunos.

No final do espetáculo, a Herdmar serviu um Porto de Honra a todos os presentes, seguindo-se uma ceia para os intervenientes e convidados na Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas.