Ano Letivo 2012/13

03-06-2013 15:35

Os concursos internos de leitura, decorreram à semelhança dos anos anteriores e ditaram os seguintes resultados:Vencedores do CIL do 7º ano-2013: "Contos Tradicionais": 1º classificado: Hugo Ribeiro, 7º G, 2º classificado: Inês Gama, 7º G, 3º classificado: Joana Ferreira, 7º D. Vencedores do CIL do 8º ano-2013: "Poesia": 1º classificado ex-aequo: Pedro Faria, 8º C, 1º classificado ex-aequo: Elsa Isabel, 8º G, 3º classificado ex-aequo: Felipe Muniz, 8º C, 3º classificado ex-aequo: Joana Garrido, 8º H. Vencedores do CIL do 9º ano-2013- Excertos d'Os Lusíadas: 1º classificado: Carlota Afonso, 9º H, 2º classificado: Francisco Araújo do 9ºH e 3º classificado: Sandra Silva do 9ºE.

A IV edição das PALAVRAS ANDARILHAS assegurou, à semelhança dos anos anteriores, a animação da quinta-feira da Semana da Leitura-2013, da EB2,3 de Caldas das Taipas.

Esta atividade, que contou com a participação de cerca de duas dezenas de alunos dos 7º,8º e 9º anos, visitou, no turno da manhã e da tarde, as salas de aulas, a biblioteca, a sala dos professores, a direção e os serviços administrativos desta escola, com dramatizações de textos de diversos autores, de entre os quais se destacam: Fernando Pessoa, Sophia de Mello B. Andresen, Florbela Espanca, David Mourão Ferreira, Manuel da Fonseca, Florbela Espanca, Flaubert, Charles Trénet e Miguel Celaya.

As Palavras Andarilhas são uma atividade da responsabilidade do Departamento de Línguas coordenada pelo Plano Nacional de Leitura, que, contando com o contributo voluntarioso dos alunos e professores de línguas, proporcionam à comunidade escolar uma revisitação a diversos autores, que vão rodando de ano para ano. Essa revisitação consiste, essencialmente, na representação do perfil de cada autor ou de uma passagem de uma das suas obras, juntamente com a dramatização de um texto, tentado, na medida do possível, reproduzir a ambiência da época em que viveu cada um deles.

Neste ano, migrámos a disciplina do PNL da plataforma Moodle para a Moodle2, dotando-a ainda mais de conteúdos, aplicações e ligações, fazendo desta um meio de comunicação e um complemento de informação e formação.

O Concurso Nacional de Leitura 2013 decorreu à semelhança dos anos anteriores, a nível da fase das escolas. Os vencedores foram: a Carlota Afonso e a Lara Leitão do 9ºH, e o Pedro do 9ºF.

Este ano, a Ana Lara Leitão do 9ºH venceu a fase distrital, deixando-nos muito orgulhosos e muito espectantes em relação à Final Nacional.