Uma Mitologia ao Ave (não publicada)

UMA MITOLOGIA AO AVE

Em 92/93, realizou-se um projeto ambicioso que pretendia resultar na publicação de um livro com "Uma MItologia ao Ave". Infelizmente, não se conseguiram verbas e o projeto não passou do esboço e do conjunto de materiais elaborados, infelizmente sem localização certa na escola.

Dizia a sua introdução, publicada no jornal O Pequeno Jornalista, nº22, setembro 93:

"Sendo Caldas das Taipas, Caldelas, uma vila à beira-rio plantada, desde cedo os jovens são alertados para um dos problemas mais graves do século que o Homem defronta - a poluição dos rios, da água que está a contribuir para a morte lenta do planeta.

O projeto do livro "Mitologias- Uma Mitologia ao Ave" nasceu de uma atitude conjunta de três professoras que pretenderam consciencializar os alunos da realidade que lhes é tão bem conhecida - o Rio Ave - através dos conhecimentos que foram adquirindo nas três disciplinas envolvidas (Português, História, Educação Visual), levando-os a aplicá-los a novas situações.

Como projeto interdisciplinar e interturmas desenrolou-se em várias fases.

Tendo como ponto de partida a investigação histórica sobre as mitologias clássicas (grega e romana) estudadas no programa da disciplina de História, investigação essa que não pretendeu ser exaustiva, partiu-se para uma parte criativa que visou o Rio Ave, trabaljadfo por muitos alunos da escola nos seus projetos durante este ano letivo de 92/93 cujo tema central da área-escola era A ÁGUA. Criar uma Mitologia ao Ave foi, não só a aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre o que é uma mitologia e sobre as várias mitologias estudadas, mas também um ótimo exercício para o desenvolvimento da imaginação criadora. Prolongamento natural destas duas tarefas foi a representação gráfica dos deuses e entidades mitológicas.

O livro divide-se em quatro partes distintas:

-O que é uma mitologia?

-Mitologias Clássicas (Grega e Romana);

-Uma Mitologia ao Ave;

-Hino ao Ave.

Depois de uma breve explicação sobre o que é uma mitologia, segue-se uma compilação de trabalhos sobre os vários deuses e entidades mitológicas, resultantes da investigação e esforço dos alunos das turmas 7ºG, H, I. Estes trabalhos serão colocados, dentro de cada mitologia, por ordem alfabética do nome dos deuses, uma vez que vários alunos de diferentes turmas trabalharam o mesmo deus.

Coube às turmas do 7ºC e D a produção do texto narrativo a cargo da disciplina de Português. Os textos foram surgindo, uns com mais qualidade do que outros, mas todos foram trabalhados, por vezes com uma "ajuda" por parte da prifessora. Estes textos sairão por ordem alfabética do nome dos alunos das tur,mas.

A parte final foi a representação gráfica dos deuses, quer inventados quer "reais", em aulas de Educação Visual (7ºC, G,H,I). Enquanto a cada trabalho criativo compete o seu deus, na parte dos deuses das mitologias grega e romana houve a necessidade de se selecionar o melhor dos desenhos do mesmo deus que, como já se disse, foram trabalhados por vários alunos.

Foi um trabalho moroso e trabalhoso, mas que deu prazer a quantos se viam metidos nestas andanças. O desafio foi lançado e todos se lançaram de corpo e alma à tarefa de levar a bom termo o projeto inicialmente proposto. O trabalho aí está para vossa apreciação crítica e, se nos deixarem ser ambiciosos, alunos e professoras só descansarão quando virem o trabalho publicado. Acreditamos que merece a pena, pois o nosso belo rio (que esperamos volte a ser o Ave de paisagens frondosas e bucólicas muito em breve) foi tratado e "cantado" de um modo totalmente original. Ficamos à espera do apoio de todos, principalmente das entidades oficiais.

As Professoras:

Adelina Paula Mendes Pinto (História)

Cristina Seara de Sá (Educação Visual)

Maria Teresa Portal Oliveira (Português)"

 

 

                   Zeus

                 Júpiter