"O Mundo visto pela criança"

Revista 1os Jogos Florais “O Mundo visto pela Criança”

No ano de 1996/97, no âmbito do Projeto da escola “A escola, lugar privilegiado de ligação entre o maravilhoso e o real” e do programa PEPT 2000, foram lançados os 1os Jogos Florais “O Mundo visto pela Criança”, nas modalidades de Conto e Cartaz, que envolveu grande número de alunos desta comunidade e foi lançado a outras escolas básicas e secundárias do concelho, graças ao apoio logístico da Câmara Municipal de Guimarães.

Apesar de não ter tido grande adesão, pelo que o escalão D – escolas secundárias - foi retirado do concurso,  foi possível atribuir prémios ao escalão A (1ºciclo), devido à participação da EB1 nº1 de Caldas das Taipas (Pinheiral), EB1 nº2 de Samar - Lordelo e EB1 dos Enxertos - Vizela. A EB2,3 de Caldas das Taipas produziu os restantes trabalhos publicados e muitos outros que não foram selecionados.

Para facilitar a leitura e para que o trabalho dos alunos saísse valorizado esteticamente, apenas se separaram os escalões, surgindo aqui e ali quadras e acrósticos elaborados pelos alunos da EB2,3 para o Dia Mundial da Criança.

Esta compilação dos melhores contos e cartazes revela uma característica comum: a imaginação criadora no Reino da Criança caracterizado pelo Era uma vez… pelo Faz-de-Conta… pela Ingenuidade… pela Inocência… pela pureza de sentimentos e, nalguns casos, no escalão dos mais velhos, jovens adolescentes, pela frontalidade das suas observações e pela presença dos problemas atuais da humanidade que afastam precocemente a criança do seu mundo fantástico, valendo este comentário para a totalidade dos trabalhos, tanto os de expressão escrita como os de expressão plástica. Foram estes, de resto, os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos.

A capa foi da responsabilidade da professora de Educação Visual- Fernanda Maria Matos Bernardo.

A Câmara Municipal de Guimarães patrocinou os prémios que foram entregues na Festa de Encerramento do ano letivo de 1996/97 “A Juventude em Festa”, no dia 26 de Junho, e que contou com a presença do presidente da câmara Dr. António Magalhães.

A Revista viu a luz graças ao financiamento conseguido através do PEPT 2000, do Clube de Jornalismo O Pequeno Jornalista (através dos seus anunciantes!) e à Lusografe, gráfica responsável pela sua edição.

A coordenar os trabalhos esteve a professora Teresa Portal, coordenadora do Clube de Jornalismo e do PEPT 2000/ Projeto-Escola.