Ano Letivo 2010/11
Ano de 2010/11
O arranque do Plano do Plano Nacional de Leitura efetuou-se com a inscrição do 3º ciclo à candidatura das verbas destinadas à aquisição de mais livros para enriquecimento do corpus de leitura da biblioteca do agrupamento.
Em andamento, procedeu-se à calendarização das atividades a desenvolver pelo PNL, juntamente com as parcerias e articulações previsíveis com os diferentes departamentos, ciclos e Becre.
Como primeira atividade coordenada pelo PNL, confirmou-se a manutenção dos 45 minutos semanais, destinados à leitura, em sede de sala de aula, a aplicar tanto o 2º como no 3º ciclos, com repercussões diretas na avaliação dos alunos, mediante o registo da avaliação da apresentação do reconto e de passagens de leitura, por parte de cada aluno, perante a turma. Neste âmbito, foram solicitadas, aos diferentes departamentos, indicações de sugestões de leituras, intrínsecas a cada uma das áreas, sendo sugeridas, pelo PNL, a título de exemplo, biografias, documentários, obras de investigação científica, romances e etc., para serem efetuadas, nas diferentes turmas, pelos alunos e professores de Língua Portuguesa.
Nos primeiros dias de outubro iniciou-se o arranque do Concurso Nacional de Leitura, com a determinação, em sede de departamento, da data de entrega dos concorrentes, 25/11/2010, no número igual ou inferior a três, por turma. Escolheram-se ainda as obras que seriam objeto de leitura para resolução da prova escrita, que selecionou os três representes desta escola para a fase distrital. A elaboração da referida prova escrita ficou à responsabilidade dos professores Martinho Afonso e Nair Ferreira, os quais tiveram a amabilidade de se oferecerem, para que se evitasse que esta prova fosse concebida por professores do 3º ciclo, pois, como têm alunos seus a concurso, é prudente evitar tais ocorrências.
Após consulta e reflexão no grupo de LP, escolheram-se as seguintes obras, para serem objeto de leitura e análise para a prova escrita, através da qual foram selecionados os representantes da escola, na fase distrital do CNL: "O rapaz do Pijama às Riscas"; Boyne, Jonh; Asa Editores, e "Os Melhores Contos de Os Putos"; Tojal, Altino do; da editora Ave Rara, PVL.
Como estas duas obras seriam bastante requisitadas, nos meses seguintes, sugeriu-se que fossem adquiridos 13 exemplares, que dessem resposta imediata à preparação do CNL e, posteriormente, pudessem ser trabalhados, em sala de aula. Porém, devido a uma rutura de armazenamento, confirmada pela diretora da BECRE e pelo coordenador do PNL, junto dos livreiros responsáveis, aquando da aquisição dos livros selecionados para o CNL, a nível da fase das escolas, registou-se a necessidade de substituir “O rapaz do pijama às riscas"; de Boyne, Jonh; da Asa Editores, pela “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Sepúlveda, Luís; também da Asa Editora, obra esta que faz parte do acervo da nossa biblioteca e também pertence à listagem de títulos do PNL. Esclareça-se que esta informação fora divulgada aos alunos, pelos respetivos professores de Língua Portuguesa, na altura da referida alteração de títulos, não se evitando, todavia, que alguns alunos já tivessem lido a primeira obra e que outros tivessem dificuldade em aceder a um dos referidos exemplares, devido à elevada procura dos mesmos, o que terá levado alguns alunos a desistir da realização da prova. Esta informação foi divulgada, pessoalmente, através dos diversos professores de LP e ainda através da disciplina do PNL, na plataforma “moodle”.
Entretanto, também se divulgou a tipologia da prova, recorrendo à metodologia anteriormente referida e ainda à afixação da mesma em diferentes placares.
Esta realizou-se a 4/01/2011, pelas 13h20’, na biblioteca desta escola, comparecendo vinte e três alunos para a realizarem. Os resultados variaram entre o não - satisfaz e o satisfaz bastante, tendo sido selecionadas para a fase distrital, as alunas Ana Catarina Ferreira, do 9ºA, à direita, Ana Sofia Martinho, do 9ºE, ao centro e Sofia Machado do 7ºH, à esquerda. Apuradas estas vencedoras, passou-se ao seu registo na segunda fase do CNL, o que foi feito com sucesso e confirmado através de um e-mail enviado pelos responsáveis do concurso.
Entretanto, ao longo do 1º período, foi elaborada uma listagem de livros, no âmbito das verbas, que foram atribuídas pelo PNL, a esta escola. A elaboração desta lista teve como orientação a solicitação da direção da escola, no sentido de que nesse ano se investisse mais em obras direcionadas ao 3º ciclo e da biblioteca solicitaram para que se desse prioridade a obras não literárias, como livros de apoio a projetos e trabalhos de investigação, pelo que o coordenador do PNL enviou a todos os coordenadores e professores dos vários departamentos, através da disciplina do PNL da plataforma Moodle, a lista completa das obras sugeridas pelo PNL, para que escolhessem algumas obras que considerassem prioritárias, dentro das respetivas áreas. Posto isto, e tendo em contam as sugestões indicadas por alguns departamentos, elaborou-se a referida lista, que foi entregue na direção da escola a 12 de dezembro, para que se procedesse à aquisição das obras.
Para finalizar este ano civil e para desejar as Boas Festas Natalícias a toda a comunidade escolar, o coordenador do PNL concebeu um postal de Natal, tendo por base o presépio exterior da escola, que anualmente é instalado à entrado, junto ao portão superior da escola, postal este que foi enviado através da disciplina do PNL, da plataforma “moodle”, para todos os alunos, professores, encarregados de educação e funcionários aí registados, tal como se encontra na imagem ao lado.
Ainda no decorrer do 1º período, aquando da receção de obras de leitura enviadas por meios de comunicação social, determinou, em sede de subdepartamento, que dois exemplares destas ficariam para a biblioteca e os restantes seriam para atribuir, como prémios, a vencedores de concursos internos.
A fase distrital do CNL iniciou-se, na segunda semana de janeiro, com o envio da lista dos representantes desta escola, assim como a lista dos livros selecionados na primeira fase, para a direção central do CNL. Mais tarde, foram divulgadas as bibliotecas públicas, que iriam acolher a realização desta segunda fase do concurso e que, no que se refere ao distrito de Braga, foi da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Barcelos.
Entretanto, houve vários contactos entre a nossa escola e a referida biblioteca, e vice-versa, no sentido de transmitir informações sobre a data, hora, local, tipologia da prova e livros selecionados para preparação da prova, até finalmente se determinar que a prova decorreria da parte de tarde, do dia 9 de abril, na Biblioteca Municipal de Barcelos, pelo que tivemos que sair da escola às 13.30 horas desse dia, em autocarro contratado por escolas da zona de Guimarães, tendo regressado ao mesmo local, às 8.30 horas, tal como o previsto e o comunicado aos encarregados de educação e respetivos concorrentes.
Finalmente, também se confirmou que as obras de leitura obrigatória seriam duas: “Diário cruzado de João e Joana”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, da editora Caminho, e “Vento, areia e amoras bravas”, de Agustina Bessa Luís, da Guimarães editores.
No dia da realização da prova, as representantes da nossa escola foram acompanhados pelo coordenador do PNL, em toda atividade, exceto na realização da prova, como é óbvio. As nossas representantes, apesar da dificuldade de se encontrarem exemplares da segunda obra referida, tal como já foi explicado, resolveram a prova com relativa facilidade, segundo suas declarações, não sendo, todavia, nenhuma apurada para a Final Nacional, que ocorreu e foi transmitida pela RTP, em finais de maio. Em junho, foi-nos enviado o modelo do diploma a ser atribuído aos concorrentes, professores e todos os envolvidos na primeira fase.
O Concurso Nacional de Leitura, enquanto atividade, mereceu nota positiva por se entender que, para além de levar a cabo o desenvolvimento de uma atividade importante do PNL, contribuiu para a dinamização cultural da escola, particularmente, no que diz respeita à implementação de uma dinâmica de leitura, que fomenta o gosto pela mesma e contribui para a aquisição de competências transversais, como a capacidade de comunicação e interpretação. À semelhança do ano anterior, deu-se arranque à iniciativa do Departamento de Línguas “Substituir a Ler”, que consistiu em preencher as aulas de substituição com leitura orientada pelos docentes, a partir de um corpus de leitura previamente selecionado, dentro de cada turma. Cada docente de LP entregou a respetiva lista de obras selecionadas ao coordenador deste departamento. Neste capítulo, refira-se ainda a iniciativa da leitura orientada, desenvolvida por todos os docentes de LP2 e LP3, em sede de sala de aula, no âmbito dos 45 minutos semanais, já referidos, a qual foi apreciada pelos alunos, particularmente, quando a obra em causa era dominada pelo docente e este entrava em debate com os alunos. Refira-se que houve dificuldade por parte de alguns alunos em cumprir com a leitura do número de seis obras solicitadas para o ano letivo e outros houve que não conseguiram cumprir.
A “Semana da Leitura” foi agendada para a semana de 1 a 8 de abril, fundamentalmente, pelo facto dos alunos já terem feito as fichas de avaliação, preocupações tidas em conta, aquando da elaboração da planificação desta atividade.
O programa da semana contemplava: uma atividade de leitura, “Vamos Ler+”, que se estendia a todas as aulas, de segunda a quinta, e que era aplicada por todos os docentes, nos dez minutos iniciais de cada disciplina; atividades mais específicas, orientadas pelos diferentes grupos de línguas como: “Once apon a time”, sendo da iniciativa do grupo de Inglês; confeção de churros, pelo grupo de Espanhol; confeção de crepes, pelo grupo de Francês; “Palavras andarilhas”, que decorreu na quinta-feira e que contou com a colaboração dos grupos de Língua Portuguesa, Inglesa, Francesa e Espanhola, assumindo, este ano, uma caraterística mais transversal, o que contribuiu para reforçar a popularidade desta atividade; os “Concursos de Leitura” do 7ºano, na segunda-feira, do 8º, na quarta-feira, e do 9º, na quinta-feira, organizados pelo grupo de Língua Portuguesa, em parceria com o PNL e a Becre, os quais acolheram elogios, particularmente, pelo desempenho da leitura dos alunos do 9º ano, sendo, no final, entregues os diplomas aos vencedores de cada ano; o dia de sexta-feira foi preenchido com o “Concurso de Tapetes e Mesas”, atividade com tradição nesta escola, ainda anterior ao PNL, que envolveu toda a escola e encerrou o segundo período.
No dia 9 de abril, a Becre organizou uma atividade para a comunidade escolar, na qual se reeditou a atividade “Palavras andarilhas”. Relativamente à autoavaliação, esta atividade mereceu nota positiva, por se entender que contribuiu de forma enriquecedora para a dinamização da escola.
Ao longo do ano, realizaram-se outras atividades, que não foram coordenadas pelo PNL, mas que merecem aqui um registo, pelo facto de estarem relacionas com a leitura e a escrita, como é o caso dos já tradicionais “Jogos florais”, atividade anterior ao PNL, que se estende a todos os ciclos e que é coordenada pela professora Teresa Portal; a conclusão do “Conto andarilho”, atividade interescolas, que contou com a apresentação do respetivo livro, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães; concursos “SMS”, no 2º ciclo; Comemoração dos 100 anos da 1ª República: “Vamos à História”, no 1º ciclo; atividades de ilustração; hora de conto; histórias partilhadas; encontro com escritores; lendas da nossa terra; animações de leitura; construção e participação em blogues; fóruns de leitura; e encontros com escritores. Estas atividades, na generalidade, estendiam-se a vários ciclos.