«Com um poema no bolso… Poetas de Abril»
«Com um poema no bolso… Poetas de Abril»
24 de Abril de 2007 foi um dia diferente na EB2,3 de Caldas das Taipas. Pelas 21.30 horas, dava-se início ao Sarau de Poesia «Com um poema no bolso… Poetas de Abril» que registou casa cheia. Perante um Polivalente a rebentar pelas costuras de pais, alunos, professores e funcionários, os intervenientes na sessão (26 alunos e 14 professores) leram os seus poemas cumprindo os temas rigorosamente marcados e o ritmo imposto pela encenadora, a professora Manuela Martinez.
O público ficou à espera de mais, não queria arredar pé. Esse foi o maior elogio que todos quantos se empenharam em recordar esse momento inesquecível da Revolução dos Cravos podiam ter recebido. Há 33 anos, esse evento foi intensamente vivido por alguns dos participantes no sarau. É necessário reavivar a chama, os ideais de Abril, e mostrá-los à juventude.
Os jovens presentes no polivalente mostraram que tudo valeu a pena: os ensaios fora de horas, os nervos, o cansaço,… O trabalho colaborativo entre alunos e professores produziu um bom sarau e foi a prova de que é possível quebrar todas as barreiras.
Este 24 de Abril de 2007 não será esquecido. Terá talvez produzido uma viragem, que se notou na Feira do Livro, a decorrer na escola de 23 a 27 de Abril, logo na quinta-feira, quando muitos alunos pediram livros de poesia. A semente fora lançada para se motivarem os alunos para a leitura.
"Soube a pouco", diziam. "O sarau devia ter sido maior". Ótimo! Estava o caminho aberto para novas iniciativas.
«Com um poema no bolso», assim entraram os participantes para fazerem a leitura e relembrarem «Poetas de Abril»!