Desporto Escolar

03-06-2013 14:39

O Desporto Escolar (DE), enquadrado na legislação do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, é o conjunto de práticas de atividades desportivas desenvolvidas como complemento curricular e ocupação de tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas no plano de atividade da escola. A estrutura do DE foi consolidada nos anos 90. A escola EB 2,3 de Caldas das Taipas abraçou este projeto desde a sua implementação nas escolas portuguesas, e conta já com mais de três décadas de existência. O DE pretende envolver o maior número de alunos da escola proporcionando-lhes oportunidades de prática de atividades físicas e desportivas ao nível extracurricular, partindo da escola como centro principal de todo o processo educativo e, a promoção da avaliação estimulando as boas práticas Os alunos têm oportunidade de participar de uma forma voluntária, regular e gratuita nos grupos/equipas em funcionamento nesta escola, (treinos e competições inter escolas), ou ao nível das atividades fomentadas na atividade interna, no decorrer de cada ano letivo. O DE na EB 2,3 de Caldas das Taipas já com um longo histórico, possuí um conjunto diverso de atividades que permite produzir respostas diversificadas em todas as prioridades do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas das Taipas (AET). Para além dos benefícios relacionados com a prática do desporto, constata-se a sua influência positiva no percurso escolar dos alunos. Nos anos 90, as modalidades desportivas praticadas foram essencialmente o voleibol e futebol. Ficam aqui registados alguns títulos conquistados pela nossa escola nos campeonatos organizados pelo Centro de Área Educativa de Braga (CAE Braga).

1989/90 – 1ºLugar Futebol Infantil Masculino, 2ºLugar Basquetebol Infantil Feminino

1990/91 – 3ºLugar Voleibol Infantil Feminino

1994/95 – 2ºLugar Voleibol Infantil Feminino e 3ºLugar Voleibol Iniciados Feminino

1994/95 – 3ºLugar Futebol Iniciados Masculino

Dez anos mais tarde inicia-se o ténis de mesa, xadrez, badminton, andebol e multiatividades. O projeto proporciona uma grande movimentação dos alunos pelas diferentes modalidades desportivas possibilitando um ajuste às suas expetativas e interesses.

A escola procura estabelecer protocolos com alguns clubes com a finalidade de dar continuidade às modalidades desenvolvidas na atividade interna e externa. Assim, atualmente estão comtempladas parcerias com vários clubes/associações/federações: Centro Atividades Recreativas Taipense (CART), Associação Andebol de Braga (AAB), Associação Portuguesa de Rope Skipping (APRS), Clube de Ténis de Mesa das Taipas, Federação Portuguesa de Voleibol (FPV). 

Nos anos 2000 o clube constitui dois grupos equipa no voleibol, com o objetivo de colmatar a ausência de prática desportiva coletiva no setor feminino nas taipas e arredores. Esta passa a ser a modalidade desportiva rainha e desde então começam a surgir resultados assinaláveis nas competições ao nível da Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga (CLDE Braga). Também no Rope Skipping as caldas das taipas foi pioneira na modalidade verificando-se progressos evidentes e resultados extraordinários ao longo dos tempos.

Destaca-se alguns alunos/atletas que nos dias de hoje têm e tiveram sucesso nas suas carreiras: César Peixoto (futebol), Nelson Cunha (futebol), Rita Ribeiro (atletismo), Cafu (futebol), Tiago Castro (futebol), Fernando Gabriel Ferreira e Carlos Freitas  (Rope Skipping).

2003/041ºLugar Iniciado Masculino – Ténis de Mesa - Marc Gomes

2004/05 - Inicia um projeto que nunca mais parou “Movimento Educa” destinado aos alunos da Educação Especial, cujo objetivo é desenvolver capacidades físicas de forma a facilitar a autonomia e o dia-a-dia destes alunos, através das atividades desportivas e convívios.

Em 2005/06, a comunidade escolar é informada que os alunos: Mariana Ribeiro do 9ºA,; - Nelson Cunha do 8ºD; Pedro Castro do 9ºB, tiveram uma atitude reconhecida, por todos quantos dela tomaram conhecimento, como digna de louvor e registo pela sua conduta pessoal e desportiva. A Mariana obteve o 1ºLugar no Corta Mato Escolar na categoria de Juvenis Feminino, 5º Lugar no Corta Mato Distrital e 9º Lugar no Corta Mato Nacional. O Nelson foi convidado a fazer parte dos escalões de formação na modalidade desportiva de Futebol no Sport Lisboa Benfica (SLB).  O Pedro obteve o 1º Lugar na modalidade de Ténis de Mesa no Desporto Escolar no CAE de Braga, na categoria de Iniciado Masculino, a título individual.

No decorrer da semana aberta e indo ao encontro da contribuição da escola na divulgação de outras atividades e contributo com parcerias proporcionou um dia com atletas de Hoquei em patins do CART (Clube de atividades Recreativas Taipenses), do andebol do ABC de Braga e do futebol, nomeadamente o Torcatense.  

2006/07 – Continuou-se com a mesma filosofia e envolveu-se atletas do CART na modalidade de Hoquei em Patins e demonstração de badminton com a Participação dos Vice-Campeões Nacionais de Pares Homens Elite, 1ª  Divisão.

2007/08 – 2ºLugar Voleibol Iniciados Feminino

2008/09 - Alcançou-se o 1ºlugar Infantil Masculino – badminton, Rui Silva.

O gira volei inter escolas 1º ciclo, começa a fazer parte do plano anual de atividades e adopta-se a modalidade para sempre.

Inicia-se também participação no Gira Volei Regional e Nacional.

Os responsáveis pelo clube de desporto escolar reconhecem a necessidade de dar continuidade às modalidades desenvolvidas na atividade interna e externa do clube do desporto escolar devido à excelente prestação dos alunos e criam parcerias com os clubes com esse intuito: CART, Gira Volei – Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), FPRS,  etc.

Neste ano letivo o grupo de educação física realizou um sarau “Jogar Crescer e Sentir” onde divulgou os resultados do Desporto Escolar e o “Movimento Educa” participa no Sarau.

Realiza-se a Super Taça Rope Skipping 2009  e mais uma vez os nossos tornam-se campeões nacionais desta nova modalidade desportiva.

2009/101ºLugar Voleibol Infantil Feminino

2ºlugar Voleibol Iniciados Feminino, 7 alunos apurados para as finais de Badminton, uma dupla mista no badminton apurada para o regional, 4 alunas apuradas para Nacional de Gira Volei, 1º 2º e 3ºLugar na Super Taça Nacional de Corda Individual de Rope Skipping e 1ºLugar na Double Dutch (corda dupla). O DE resume as suas atividades num filme que divulga à comunidade educativa no Dia das expressões 2010.

2010/111º Lugar Voleibol Infantil Feminino e 1º lugar Voleibol Iniciados Feminino,

Foi oficialmente criada, a Federação Portuguesa de Rope Skipping, sonhada e formada por um grupo de professores, entre eles o grupo de Educação Física da escola EB2,3 Caldas das Taipas, teve como objetivo promover e divulgar o Rope Skipping, vulgarmente conhecido como salto à corda, promover encontros/competições de equipas e criar estruturas para que a modalidade e os seus participantes possam crescer e integrar-se em futuras provas internacionais. 1ºLugar Nacional Rope Skipping e 1ºLugar no Open Double Dutch

2011/12 1ºLugar Voleibol Infantil Feminino e 3ºLugar Voleibol Iniciados Feminino

2012/13 – Participação de três alunos da nossa escola no European Masters Rope Skipping  

Os professores de Educação Física e do Clube do Desporto Escolar reconhecem competências e atitudes de cidadania responsável e ativa e vontade de se auto superar, ao aluno Fernando Gabriel Ferreira, 9ºC, na categoria Mérito Desportivo, pelo notável desempenho na participação no campeonato Europeu de Masters de Rope Skipping, realizado no dia três de novembro do corrente ano letivo, no pavilhão Multiusos de Guimarães, Portugal. O aluno participou em quatro provas e conquistou quatro medalhas, uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. O aluno integra o grupo de Rope Skipping, no âmbito da atividade interna do Clube do Desporto Escolar.

2ºLugar Voleibol Iniciados Feminino e 3ºLugar Voleibol Infantil Feminino