Em Nome da Liberdade

04-06-2013 12:22

O 25 de Abril voltou a ser comemorado na EB2,3 de Caldas das Taipas com um grande Sarau de Poesia «Em nome da Liberdade», na noite de 24 de abril. Pelo 2º ano consecutivo, o Departamento de Línguas, a que se associou o grupo de História do 3º ciclo, fez desta data histórica o Dia do Departamento.

A festa, com casa cheia mais uma vez, foi feita por alunos e professores que declamaram ou leram poesia com o rigor e o ritmo imposto pela ensaiadora, a professora Manuela Martinez.

Desta vez, as poesias dividiram-se por quatro momentos, coincidentes com quatro continentes: Europa, África, América (do Sul) e Ásia e puderam ouvir-se vozes de poetas tão diferenciados como: Miguel Torga, Berthold Brecht, José Régio, Ana Harthely, Amílcar Cabral, José Luís Mendonça, Pablo Neruda, Che Guevara, Eugénio de Andrade, Maiakóvsky, Ibn Sallam, Marina Tsvietáieva, Fadwa Tuqane, Mahmud Darwich… com acompanhamento musical.

O público ficou à espera de mais, o que constituiu o maior elogio a quantos participaram e se envolveram na preparação da Festa da Revolução dos Cravos, mostrando que o esforço, os ensaios intensivos e fora de horas, os nervos, o cansaço,… valeram a pena.

O trabalho colaborativo entre alunos e professores é possível, basta querer quebrar as barreiras que alguns teimam em colocar, quantas vezes em imaginar. Esta iniciativa mostrou que, apesar do stress em que a educação tem andado envolvida, se continua a trabalhar com prazer nas escolas.