ENTREVISTA À COORDENADORA DO PROGRAMA ECO-ESCOLAS

03-06-2013 11:50

Ivone Antunes da Silva, Licenciada em Biologia e Geologia (ensino) pela Universidade do Minho em 1994, estagiou na Escola Secundária de Sá de Miranda em Braga, exerceu funções docentes nas escolas: Secundária de Ponte da Barca no ano letivo 94/95, Secundária de Vale de Cambra no ano letivo 95/96, Secundária de Póvoa de Lanhoso no ano letivo 96/97. Atualmente é Professora de Ciências Naturais na Escola Básica 2, 3 de Caldas das Taipas desde 1997, delegada de grupo de Ciências Naturais desde 1999 e coordenadora do Programa Eco-escolas desde 2006.

 

P.J.- O que é o Programa Eco-Escolas?

É um programa destinado às escolas do ensino básico que pretende encorajar ações e reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

Pretende estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário. Fornece uma Metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas atividades que as escolas desenvolvem. Visa contribuir para a criação de parcerias locais.

A coordenação do programa é feita:

a) na escola, através do professor Coordenador e do conselho Eco-Escolas através do desenvolvimento de diversas atividades com os alunos: reuniões, auditoria ambiental, visitas de estudo, elaboração de cartazes, dramatizações, exposições, manifestações, etc;

b) a nível nacional pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) cuja coordenadora é Margarida Gomes, destacada pelo Instituto do Ambiente e Ministério da Educação;

c) a nível internacional pela FEE (Fundação para a Educação Ambiental)

P.J.- Há quantos anos aderimos ao Programa?

Aderimos ao programa Eco-Escolas pela primeira vez em 2006-07 e desde então renovamos a nossa inscrição todos os anos. Portanto, há quatro anos que a escola trabalha este Programa.

P.J.- Sempre foi a coordenadora do programa?

Sim.

P.J.- Que áreas abrange o programa?

O programa pretende fazer Educação Ambiental na escola e, para isso, conta com parcerias com algumas disciplinas (Ciências Naturais e da Natureza, Ciências Físico-Químicas, TIC 8º, ET, EVT, Matemática, entre outras) e áreas disciplinares (Área de Projeto e Formação Cívica). Estabelece, igualmente, parcerias com outras entidades como é o caso da Câmara Municipal de Guimarães, Bombeiros, Quercus, Projeto Escola Electrão, AMAVE, entre outras.

P.J.- Qual o horário de funcionamento do Eco-Escolas?

O único horário fixo para trabalhar no programa Eco-Escolas refere-se ao que está destinado às reuniões do Conselho Eco-Escolas, nomeadamente, dos professores dirctamente envolvidos e que funciona à quarta-feira das 10.05 às 11.35h. De resto, não existem horários fixos pois as atividades desenvolvidas abrangem horários diversos consoante as suas especificidades e as disciplinas envolvidas.

P.J.- Quantas pessoas fazem parte da equipa e qual a sua função?

A equipa de trabalho, designada Conselho Eco-Escolas, é constituída por sete pessoas: três professores (Ivone Antunes, Cláudia Vieira, José Fonseca), uma aluna (Beatriz Pereira do 9ºE), a representante do pessoal não docente (Albina Morais), o representante da autarquia (Constantina Veiga) e o representante dos Encarregados de Educação. Destes, os professores têm a função de coordenar, dinamizar e avaliar o programa. Os restantes elementos têm a função de aprovar, participar e apoiar a realização das atividades.

P.J.- O Eco-Escolas envolve alunos? Funciona como um clube? Qual a sua função?

Como já referi atrás, o Programa Eco-Escolas envolve diversas áreas disciplinares e abrange toda a comunidade escolar e não apenas alunos. Não existe um horário fixo para trabalho com os alunos em formato de clube. Os alunos trabalham de forma continuada em Área de Projeto (5º, 6º, 7º) e TIC 8º. Nas restantes disciplinas o envolvimento ocorre consoante a atividade.

P.J.- O que é a bandeira verde e como é que a obtivemos?

A bandeira verde é o galardão atribuído às escolas como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Para a obter é necessário seguir a metodologia própria do Programa Eco-Escolas constituída por 7 passos obrigatórios: 1 – Conselho Eco-Escolas, 2 – Auditoria Ambiental, 3 – Plano de ação, 4 – Monitorização e Avaliação, 5 – Trabalho curricular, 6 – Divulgação à comunidade, 7 – Eco-Código. É também necessário realizar atividades no âmbito dos temas base e temas do ano e cumprir pelo menos 2/3 do plano de ação proposto. No plano de ação constam todas as atividades propostas a desenvolver no âmbito do programa Eco-Escolas.

No final do ano, é elaborado um documento chamado Candidatura à Bandeira Verde onde se descreve todo o trabalho desenvolvido na escola em prol do ambiente, devidamente documentado com fotos, imagens, vídeos, textos, trabalhos elaborados pelos alunos, etc. Neste documento podem ser, igualmente, incluídas outras atividades desenvolvidas na escola, para além das inicialmente propostas no plano de ação, e que tenham sido iniciativa de outros grupos de trabalho e desenvolvidas ou dinamizadas por outras entidades da escola. Depois de elaborado este documento é enviado para a Coordenação Nacional que o analisa e avalia e determina se a escola merece ser distinguida.

P.J.- Que temas são explorados no Eco-Escolas por ano de escolaridade?

As temáticas privilegiadas são os temas obrigatórios, Água, Resíduos e Energia, e os temas do ano, que este ano são Alterações Climáticas, Biodiversidade e Floresta. Existem outros temas facultativos que podem igualmente ser tratados, nomeadamente, transportes, ruído, espaços exteriores.

P.J.- Indique algumas das atividades mais interessantes organizadas pelo Eco-Escolas.

Ao longo destes quatro anos de trabalho foram muitas as atividades desenvolvidas. Entre as mais interessantes estão, no meu entender, a criação e dinamização da página Eco-escolas na plataforma Moodle que é uma página interativa, aberta a toda a comunidade educativa, onde se faz, entre outras coisas, sensibilização para vários problemas ambientais, divulgação de atividades e concursos, inquéritos, informação sobre o programa Eco-Escolas, divulgação de sites com interesse, etc. Outra atividade que teve grande impacto e contou com uma grande participação da comunidade foi o Projeto Escola Electrão que se realizou no ano letivo anterior pela primeira vez e que, este ano, conta com a segunda edição na qual a escola voltou a inscrever-se. Destaco, ainda, a Campanha de troca de lâmpadas, realizada no primeiro período. que contou com uma grande participação da comunidade e a Visita de estudo ao CITRUS (Centro Integrado de triagem de resíduos) de Riba d’Ave com pessoal não docente realizada em 2007, entre outras.

P.J.- Que outras informações nos pode dar sobre o Eco-Escolas, acerca das quais não tenhamos feito perguntas?

Para além da Bandeira Verde o galardão anual consiste na atribuição de um certificado (Diploma) e na autorização de utilização do logótipo do programa nos documentos da escola (atas, fichas de avaliação ou outras, relatórios, etc). A exibição deste logótipo nos documentos é um símbolo de qualidade da escola que só nos deve orgulhar a todos.
De referir, ainda, que muito do trabalho desenvolvido parte da boa vontade e “carolice” das pessoas envolvidas que não dispõem de horas suficientes para a sua implementação e que, este programa, devido ao trabalho que envolve, merecia ser contemplado com uma redução efetiva da componente letiva.

P.J.- Acha que a escola está melhor com a exploração da vertente do ambiente e da ecologia no contexto da sala de aula?

Sem dúvida. Através da Auditoria Ambiental, que se faz anualmente e que inclui um inquérito aos alunos, é visível uma evolução positiva nas diversas temáticas desde 2006 até hoje. Nota-se uma maior sensibilidade para os problemas ambientais, mais conhecimento sobre os mesmos, uma mudança na mentalidade e nos comportamentos em todos os setores da comunidade escolar. Estou certa que atualmente poucos passam indiferentes a estas temáticas não só na vida da escola mas também a nível pessoal.

P.J.- Onde se explora essa vertente? Apenas nas aulas de AP e FC?

Não. Como disse atrás para além de AP e FC são diversas as disciplinas envolvidas no trabalho curricular com os alunos: Ciências Naturais e da Natureza, TIC 8º, Físico-química, Oficina de Ciências, Matemática, ET, EVT, Língua Portuguesa… As temáticas ambientais têm sido também abordadas nos Cursos CEF e EFA.

P.J.- O Eco-Escolas está online? Tem algum blog ou alguma disciplina na Moodle, à qual tenhamos acesso? Qual o seu endereço?

Sim. Além da disciplina Eco-Escolas na Moodle na pasta “Projectos/Clubes” disponível em https://ebctaipas.nonio.uminho.pt/login/index.php, o programa nacional Eco-escolas está disponível na sua página na internet em https://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php e no seu blog no qual participamos em https://eco-escolas-portugal.blogspot.com/. Existe ainda uma rede social Eco-escolas em https://ecoescolas.ning.com/ e está presente também no Facebook em https://www.facebook.com/profile.php?ref=name&id=1724726804

                        

                                                       Entrevista conduzida pelos Pequenos Jornalistas em março de 2010