Entrevista à Professora Adelaide Beatriz Sousa

03-06-2013 10:54

ENTREVISTA À COORDENADORA DO PROJ. EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE (P.E.S)

Adelaide Beatriz Martins Vieira de Sousa é licenciada em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho. É professora do quadro do agrupamento há dez anos, lecionando a disciplina de Ciências Naturais na EB2,3 de Caldas das Taipas. Foi e é Diretora de Turma, tendo ainda sido Delegada de Disciplina. É na qualidade de Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde desde 2007/08 que os Pequenos Jornalistas a entrevistaram.

P.J.- O que é o Projeto Educação para a Saúde?

É um projeto que visa dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e a todo o seu bem-estar físico, social e mental, pois a ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisões.

P.J.- Há quantos anos existe na escola/ agrupamento?

Este projeto com o nome de Educação Para a Saúde existe há três anos. No entanto, eu já dou aulas nesta escola há onze anos e sempre me lembro de trabalhar com os alunos temáticas que hoje são de caráter obrigatório.

P.J.- Há quantos anos é a coordenadora do projeto?

Sou coordenadora do projeto desde o ano letivo 2007/2008, data da obrigatoriedade deste projeto nas escolas.

P.J.- O projeto tem um nome específico?

Não, mas estamos a repensar essa opção e, se calhar, para o ano, já vamos ter um nome específico.

P.J.- Qual o horário de funcionamento do projeto?

O horário de funcionamento tem a ver com as horas de escola disponíveis de cada elemento do grupo de Educação Para a Saúde. No entanto, temos 90 minutos por semana onde o grupo de Educação Para a Saúde se reúne para aferir critérios, fazer um ponto da situação das atividades, planificar, organizar informação, debater certos temas da atualidade, elaboração de materiais, etc.

P.J.- Quantas pessoas fazem parte da equipa e qual a sua função?

Fazem parte 6 professoras e a psicóloga da escola: Beatriz Sousa, Coordenadora do projeto; Maria José Castro, responsável pelas informações do 2º ciclo; Maria Augusta, responsável pelas informações do Pré-escolar; Maria Fernanda, responsável pelas informações do1º ciclo; Paula Silva, responsável pela monitorização da atividade física e da elaboração de material informático; Marta Simões, responsável pelo clube de dança; Brazelina Marques, Psicóloga.

P.J.- O projeto envolve diretamente alunos? Funciona assim como um clube? Qual a sua função?

Sim, este projeto envolve diretamente os alunos. Não funciona como um clube embora tenha a colaboração do clube de proteção civil e do clube de dança.

P.J.- Que temas são explorados pelo projeto por ano de escolaridade?

As temáticas abordadas pelo projeto são a alimentação e atividade física, o consumo de substâncias psicoativas, a educação sexual e a violência em meio escolar/saúde mental. A atividade física/alimentação e a educação sexual são as áreas que têm de ser consideradas de intervenção prioritária pelas escolas, logo são tratadas em todos os anos de escolaridade. As outras temáticas foram distribuídas atendendo à idade dos alunos.

P.J.- Indique algumas atividades interessantes organizadas pelo projeto.

Aprofundou-se informação sobre a Gripe A, nas aulas de Formação Cívica, com uma apresentação digital que culminou com um filme, elaborado pelos alunos do Clube da Protecção Civil, “Ao combater o H1N1, um por todos e todos por um “.

-Comemoração do Dia Mundial de Alimentação (16 de Outubro):

- Ilustrações e legendagem de naperons para os tabuleiros da refeição com desenhos alusivos à temática, pelos alunos do pré-escolar, 1º ciclo e educação especial EB 2,3 para serem utilizados no dia 16;

-Ilustração e legendagem de azulejos com normas de conduta e regras da cantina no pré-escolar e 1º ciclo para afixação nos refeitórios;

- No dia 16, (Dia Mundial da Alimentação) foi servida, nas cantinas de todas as unidades do agrupamento, uma ementa de acordo com a preferência dos alunos e pouco comum nas cantinas (sopa de espinafres, arroz de pato e fruta fatiada (abacaxi, melão, kiwi, melancia e manga).

- Realização da palestra “Alimente a saúde do seu filho”, orientado pelas enfermeiras do Centro de Saúde das Taipas para pais/encarregados de educação em todas as EB1 /JI´s.

- Programação da projeção dos filmes, no dia 17 de Novembro, desenvolvidos na disciplina de TIC, pelos alunos do 8ºano no âmbito do “Dia Mundial do Não Fumador”.

P.J.- Que outras informações nos podem dar sobre o projeto, acerca das quais não tenhamos feito perguntas?

A Educação para a Saúde é uma área de carácter obrigatório, desde o pré-escolar até à conclusão do secundário, através da revitalização dos conteúdos curriculares das várias disciplinas e da inclusão destas temáticas nas áreas curriculares não disciplinares, com avaliação obrigatória da aprendizagem.

P.J.- Acha que a escola está melhor com a exploração da vertente da saúde no contexto da sala de aula?

Sim, pois na sala de aula pode desenvolver-se uma forte componente prática no sentido de mobilizar ativamente todos os alunos em direção aos objetivos propostos para o desenvolvimento dos temas.

P.J.- Onde se explora essa vertente? Apenas nas aulas de AP e FC?

Estas vertentes são tratadas em Área de Projeto, Formação Cívica, Ciências Naturais, Ciências da Natureza e Educação Moral e Religiosa Católica.

P.J.- A Educação para a Saúde está online? Tem algum blogue ou alguma disciplina na Moodle, à qual tenhamos acesso? Qual o seu endereço?

A Educação para a Saúde tem uma disciplina na Moodle e o grupo de educação para a saúde está a trabalhar no sentido de criar um blogue que brevemente estará disponível.

Entrevista realizada pelos Pequenos Jornalistas em março de 2010