Entrevista à professora Paula Manuela Silva

03-06-2013 11:20

Paula Manuela Silva é licenciada em Educação Física e Desporto pelo Instituto Superior da Maia. Foi e é Diretora de Turma. Foi Coordenadora do Departamento de Expressões durante 8 anos e Delegada de Grupo. É Responsável pelo grupo-equipa de Voleibol há 12 anos. É Coordenadora do Clube de Proteção Civil há três anos (em 2010).

P.J. – O que é o Desporto Escolar?

O Desporto Escolar é uma área que assume extrema importância na Educação, com impacto em diversas áreas sociais. Constitui-se como um meio essencial na promoção da saúde, na integração e inclusão social, na promoção do desporto e no combate ao insucesso e abandono escolar.

P.J. – Como surgiu o Clube de Proteção Civil?

O projeto do Clube de Proteção Civil (CPC) inscreve-se no programa de sensibilização pública do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil (SNBPC), e pretende dar resposta ao desafio colocado pelo projeto comunitário Informação Pública, que enfatiza a necessidade prioritária de canalizar para o público infantil e juvenil um programa concreto de intervenções consubstanciado num projeto de cooperação, enquadrando diversos projetos e campanhas, mobilizando agentes e organismos, que permita atingir, adequada e eficazmente os objetivos propostos de lançar as bases para que se possa construir uma verdadeira cultura de segurança.

P.J. – O que é o Clube de Proteção Civil?

O CPC é um clube que propõe um conjunto de recursos informativos e formativos que contribuem para a aquisição de competências específicas no quadro da proteção civil motivando ações integradas neste domínio.

O principal objetivo é envolver a comunidade educativa na construção de uma cultura de segurança, educando para a prevenção, permitindo colocar o aluno na posição de ator que embora disponível para a informação, tome também iniciativas, participando e pesquisando formando uma cultura de Segurança.
A máxima de clube é Prever/Prevenir e Proteger

P.J. – Há quantos anos existe no AET (Agrupamento de Escolas das Taipas)?

Desde o ano letivo 2007/2008, ou seja há 3 anos letivos.

P.J. – Sempre foi a coordenadora do clube?

Sim, sempre fui coordenadora do Clube.

P.J. – Que áreas abrange?

O CPC pretende contribuir na preparação do aluno para a vida ativa e para o exercício da cidadania, emerge nos currículos escolares, com crescente importância, um conjunto de competências em diversas áreas: saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável direitos, consumo e segurança. Exemplo de atividades:

A) Segurança:

• Ação de Sensibilização pelos Bombeiros Voluntários ”Aprender para Salvar” - 7ºanos);

• Palestra com agentes da Escola Segura: “Ser Jovem em segurança”; - 5ºAno

• Ação de Formação sobre “Segurança no trabalho” com a preleção das técnicas do departamento de Segurança da Câmara Municipal de Guimarães – turma CEF

• Ação de sensibilização, pelo presidente da Associação de Pais da EB2.3 de Caldas das Taipas: “Ser Jovem em Segurança: O que é a proteção Civil”.- alunos do 4º ano das EB1 do AVET.

• Sensibilização e consciencialização para uma utilização mais segura da internet pelas turmas de 2º e 3º ciclo “Dia Europeu da Internet Segura”

B) Saúde:

• Aula de Formação Cívica nas turmas do 5º ao 9ºano “Ao Combater o H1N1, um por todos e todos por um”, apoiadas por um trabalho elaborado informaticamente e completado com um filme, cujos protagonistas foram os próprios alunos do Clube a explicarem os procedimentos;

• Exposição : 8ºAno, Alimentação segura e 9ºano, Sexualidade.

Assim, nas áreas curriculares, abrange essencialmente a área da Formação Cívica (Medidas preparatórias para o exercício de evacuação) e Área de Projeto (Exposição de Segurança), Ciências Naturais e o Clube Educação para a Saúde.

P.J. – Qual o horário de funcionamento do clube?

O Clube funciona às quintas – feiras às 10.00h, para articular com a Educação para a Saúde, mas funciona em horário diferenciado, em conformidade com o agendamento das atividades.

P.J. – Quantas pessoas fazem parte da equipa do clube e qual a sua função?

É um Clube que está estruturado da seguinte forma, à cabeça temos o Sr Diretor, a Delegada de Segurança (Augusta Ferreira- adjunta da direção) e a coordenadora Paula Silva cuja função é dinamizar e coordenar e nas suas ramificações integra 2 alunos por turma do 2º e 3º ciclo (84 alunos do 5º ao 9ºano), BVT, Agentes da Escola Segura, Presidente da Associação de Estudantes da EB 2.3, Coordenadores de Dt, Coordenadora da Becre, CMG entre outros.

A função do círculo central será coordenar e delegar funções nos restantes elementos e os restantes atuam em círculo.
P.J. – O clube envolve alunos? Qual a sua função?

O CPC pretende contribuir na preparação do aluno para a vida ativa e para o exercício da cidadania, logo eles são os principais intervenientes. Em todas as atividades eles estão presentes como atores, protagonistas indo ao encontro do principal objetivo do Clube, uma cidadania ativa e participante.
P.J. – Que temas são explorados pelo Clube por ano de escolaridade?

4º Ano EB1 do Agrupamento - Comemoração do Dia da Proteção Civil: “Ser Jovem em Segurança: O que é a proteção Civil”.- alunos do 4º ano;

5º Ano ao 9º Ano

a) “Ao Combater o H1N1, um por todos e todos por um” – Gripe A (Trabalho elaborado em multimédia diferenciado nos conteúdos lecionados 2º e 3º Ciclo e terminou com um filme onde são os próprios alunos os protagonista intitulado: “ - Formação Cívica"

b) “Rever para agir em segurança”: medidas preparatórias para o exercício de evacuação.

c) Comemoração de “Dia Internet Segura 2010” – Projeto Dadus – leitura de panfleto informativo.

d) Exposição nas comemorações da Semana da Segurança

5º Ano:

1) Semana da Segurança: Palestra ” Ser Jovem em Segurança” - Escola Segura

2) Concurso- Um Slogan pela Privacidade – Projeto Dadus

7º Ano:

Ação de Sensibilização pelos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas: “Aprender para Salvar”.

8º Ano:

Ação de Formação sobre “Segurança no trabalho” com a prelecção das técnicas do departamento de Segurança da Câmara Municipal de Guimarães.
7º,8ºe 9º

a) Segurança no Corta Mato Escolar;

b) Jogos Florais: Segurança no Peddy- Paper e Gincana

9ºAno:

1) Receção ao 5º Ano – 9ºE

2) Observadores Exercício de Evacuação – 9ºF;

Nota: No blogue e na plataforma aparece uma consciencialização de algumas temáticas, como é o caso do “Dia Europeu da Sinistralidade Rodoviária”.

P.J. – Os exercícios de evacuação são uma das atividades mais visíveis do clube. Qual a sua opinião sobre a sua realização e utilidade?

Todas as atividades são importantes para os intervenientes, senão vejamos:

- A avaliação da aula da gripe A (H1N1) teve na sua maioria comentários aplaudíveis como: - a atividade “extremamente positiva – deveria repetir-se actividades deste tipo, ministradas pelos alunos (5ºE); - foi “Muito Bom! Surpreenderam (7ºI); - “Excelente. A informação transmitida foi relevante e muito bem adequada. Os alunos brilharam na apresentação (9ºF) ; A visita às primárias, a vigilância no Corta-Mato também foram avaliadas com nível bastante satisfatório, ou seja todas as atividades são importantes, porque promovem atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência.
Quanto aos exercícios de evacuação, têm vindo a apresentar melhorias no cumprimento das suas medidas, nos últimos anos, uma vez que os alunos do Clube da proteção Civil são também corresponsáveis pelo cumprimento das medidas na sua turma.
P.J. – Indique outras atividades interessantes organizadas pelo clube.

Todas as atividades são interessantes, muitas são extraídas da opinião dos alunos, nas reuniões periódicas, senão vejamos a vontade que os alunos manifestam em participar. Sendo sempre difícil a seleção dos elementos. Uma das turmas até apresenta 4 elementos pois houve junção de turmas do ano anterior e ninguém teve vontade de ficar de fora, dum ano para o outro.

Mas talvez destacasse a aula lecionada pelos elementos do clube sobre GRIPE A “Ao combater o H1N1, um por todos e todos por um” em que os alunos foram os transmissores de informação, pois até nas turmas mais problemáticas, surpreenderam colegas e professores.
P.J. – Que outras informações nos pode dar sobre o clube, acerca das quais não tenhamos feito perguntas?

Gostava de salientar que é extremamente difícil coordenar um clube numeroso (2 alunos por turma/horários diferentes), que não dispõe de um espaço físico, onde se possa obter e recorrer à informação.

Para além disto, gostava de propor que no próximo ano letivo, fosse planificado na disciplina de Formação Cívica, em todas as turmas, mas em especial no 5ºano, uma visita virtual pelos projetos e clubes da escola.

Por fim, gostava de referir que os clubes são extremamente importantes, pelas vivências e experiências que se proporcionam pois cito François-Marie Arouet “Existirá alguém tão esperto que aprenda pela experiência dos outros” França (1694).

P.J. – Acha que a escola está melhor com a exploração da vertente da segurança no contexto da sala de aula?

A escola melhora com o conhecimento dos nossos alunos e se dentro da sala de aula tivermos elementos com competências para a segurança, ela com certeza beneficiará.

P.J. – Onde se explora essa vertente? Apenas nas aulas de AP e FC?

Esta vertente explora-se essencialmente na área da Formação Cívica (Medidas preparatórias para o exercício de evacuação) e Área de Projcto (Exposição de Segurança), Educação Física (segurança no Corta-Mato) mas também nas Ciências Naturais (Gripe A/Alimentação/Sexualidade etc) e ainda no Clube Educação para a Saúde.

P.J. – O Clube de Proteção Civil está online? Tem algum blog ou alguma disciplina na Moodle, à qual tenhamos acesso? Qual o seu endereço?

Sim, o blogue é https://clubeproteccaocivileb23taipas.blogspot.com/ e na plataforma moodle é: https://ebctaipas.nonio.uminho.pt/projectos/clubes/clubedeprotecçãocivil

Entrevista feita pelos Pequenos Jornalistas, em maio de 2010