Foi assim...

27-05-2013 10:06

 

A luta por uma escola do ensino "médio" já vinha de longe. O Padre Manuel Joaquim de Sousa, no Redil (jornal da paróquia) e a junta de freguesia lutaram pela construção de uma escola na vila- uma telescola ou um ciclo preparatório, já desde 1970, pelos perigos que os alunos enfrentavam ao deslocar-se para Guimarães.

O Redil, em junho de 1972 (Ano XIII, nº6), noticiava: "Vale a pena lutar por uma ideia justa, quando sentimos a compreensão de quantos ocupam lugares de responsabilidade e nos compreendem e ajudam. O Ciclo Preparatório nesta Vila de Caldas das Taipas será uma realidade. Nesta hora de esperança teremos de agradecer ao Senhor Presidente da Câmara de Guimarães, pelo seu dinamismo e alto espírito de bem servir. Embora condicionalmente, já estão a concurso os lugares para professores. Funcionará já este ano? Temos quase a certeza que nada poderá impedir a íngreme escalada, nos últimos preparativos para o seu funcionamento no ano escolar de 1972/73. Chamar-se-á Escola Preparatória Raul Brandão."

A Portaria nº562/72 de 28 de setembro, emanada pelo então Ministro da Educação Nacional José Veiga Simão, criou a Escola Preparatória Raul Brandão, com secção feminina, para funcionar na vila das Taipas. Inicialmente, funcionou como anexo da Escola Preparatória João de Meira, só se mudando para as Taipas no 2º período desse ano de 1972/73, ficando a funcionar nuns pré-fabricados montados no campo logo abaixo do cemitério da freguesia.

O Redil, em outubro de 1972 (Ano XIII, nº10), noticiava: "Não só foi criado, como entrou em funcionamento o Ciclo Preparatório Raúl Brandão desta localidade de Caldas das Taipas. É certo que transitoriamente funciona no edifício do Ciclo de Guimarães. Todabvia tem independência e professorado exclusivo. Esperamos que os compromissos assumidos pelas entidades respectivas façam erguer o quanto os prédios pré-fabricados, cujos terrenos se encontram devidamente preparados. A situação será esplêndida. Lembramos mais uma vez que o Ciclo é obrigatório e gratuito. Há coisas que nos parecem verdadeiras aberrações. Ainda há crianças em idade escolar que não foram matriculadas. As razões apresentadas pelos pais têm sido as mais disparatadas. No entanto, em geral, verifica-se que as razões são apenas de ordem egoísta. Os pais dizem que precisam deles ou delas. Mas afinal os pais devem ajudar os filhos ou as filhas serão, nesta idade, as muletas dos pais. É muito de lamentar semelhante critério e mais ainda denota um atraso inqualificável."

O Redil, em fevereiro de 1973 (Ano XIV, nº2),  noticiava: "No passado dia 1 deste mês de Fevereiro, começaram a funcionar as aulas do Ciclo Preparatória, desta vila, no novo edifício. O acontecimento bem merecia uma festa. Os mais descrentes deste melhoramento de extraordinário alcance ficaram convencidos de que não foram inúteis todos os trabalhos durante vários anos. Em nome de tantas crianças beneficiadas e de tantas famílias agradecidas aqui fica o testemunho de gratidão".

Em 1982, começou a funcionar um pavilhão (três turmas) e as salas de música, nas atuais instalações da EB2,3, mudando a escola na íntegra no ano letivo de 1983/84, já com o nome de Escola Preparatória de Caldas das Taipas, tendo perdido o nome do patrono por vontade de quem manda não de quem vive o seu dia a dia na escola.

No ano de 1984/85, novo papel para a escola e nova designação. Nesse ano, começa a funcionar nas instalações do «ciclo» a escola secundária, que aí se mantém durante três anos, daí a designação de Escola C+S de Caldas das Taipas. Nessa altura, constroem-se seis salas pré-fabricadas (quatro das quais ainda se mantêm em funcionamento nos dias de hoje) para comportar o elevado número de alunos.

Com a inauguração da Escola Secundária de Caldas das Taipas, em 1987/88, a escola passa a albergar apenas o 2º ciclo, recuperando o nome de Escola Preparatória de Caldas das Taipas que se manteve (mesmo com turmas do 3º ciclo) até setembro de 1995, quando assume a designação oficial de EB2,3 de Caldas das Taipas.

A escola foi benzida nas Celebrações Pascais de 18 de março de 1991 pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

Sempre em lotação desde a sua criação, a escola chegou a albergar 40 turmas do 2º ciclo das 19 freguesias que então formavam a área de influência pedagógica da escola (Sande S. Clemente, Sande S.Lourenço, Sande S.Martinho, Sande Vila Nova, Balazar, Longos Sta Cristina, Brito, S.Cláudio do Barco, Briteiros Sto Estêvão, Briteiros Sta Leocádia, Briteiros S.Salvador, Donim, Gondomar, Souto Sta Maria, Souto S.Salvador, Prazins Sto Tirso, Prazins Sta Eufémia, Ponte S.João e Caldelas), sendo criados anexos em Sande S.Martinho, em 1992/93, e outro em S.João de Ponte, em 1993/94, que funcionaram até à construção das EB2,3 de Briteiros (em 1993/94) e EB 2,3 de Ponte (em 1995/96). Em 92/93, começa a funcionar o 3º ciclo na Escola Preparatória com 4 turmas do 7ºano. Em 93/94, frequentavam a Escola Preparatória de Caldas das Taipas (contando com os anexos de Sande e de Ponte) 1500 alunos, distribuídos pelo 2º ciclo (18 turmas do 5ºano e 21 do 6º) e pelo 3º ciclo (10 turmas do 7ºano e 4 do 8º).

Quando, em 95/96, assume a designação de Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas foi lançado um concurso do qual saiu o logótipo da escola, o Taipinhas, um boneco muitop simpático que se inseriu em t-shirts, bonés, cadernos, lapiseiras, lanternas, porta-chaves, etc. 

Atualmente, a zona pedagógica da escola abrange seis freguesias (Sande S.Clemente, Sande S.Lourenço, Sande S.Martinho, Balazar, Longos Sta Cristina e Caldelas) e a escola comporta turmas dos 2º e 3º ciclos. O número de alunos que já andou acima dos 1200, o que levava à deslocação de três turmas no início do 3º ciclo para a Escola Secundária,  situa-se, presentemente, nos 900.

Em 1994/95, o projeto «A Escola como uma Mini-Cidade», humanizou alguns dos espaços escolares, dando duplo nome às ruas, ruelas, praças, largos e avenidas, recorrendo a figuras históricas ou outras personalidades ligadas ao concelho/ aos jovens e ao mesmo tempo ao seu espírito crítico. Por exemplo, o largo da entrada principal é o Entrada da Alegria ou Largo Raul Brandão e, entre os pavilhões 1 e 2, temos a Praça da Feira ou Praça D.Afonso Henriques.

O Agrupamento Vertical de Escolas das Taipas foi homologado a 06/06/2001, entrando em funcionamento em 2001/02. Era composto por quinze escolas - 7 JI, 7 EB1 e a EB2,3, divididas por dez edifícios: EB1/JI Charneca, EB1/JI Igreja, EB1/JI Passal, EB1/JI Cruzes, EB1/JI Vieite, EB1/JI Agrolongo, JI Assento, EB1 Pinheiral, EB2,3 de Caldas das Taipas. A Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas eraa escola-sede do Agrupamento Vertical de Escolas das Taipas, passando em 2008/09 a ser a escola-sede do Agrupamento de Escolas das Taipas, mudando de logótipo.

No final de 2008/09, a EB1/JI Cruzes fechou, devido ao número reduzido de alunos. No ano de 2012/13, o JI do Assento saiu da rotunda dos Cutileiros (antiga Escola Primária do Pinheiral) e transitou para as instalações da EB1 do Pinheiral que sofrera obras de ampliação e requalificação em 2010/11 e 2011/12, tendo as aulas do 1º ciclo decorrido em instalações cedidas pela Escola Secundária durante estes anos.

Estava prevista para 2013 uma obra de requalificação…