Lugar do Trigal

27-05-2013 12:21

 

O edifício onde funciona a escola (desde 1982) é formado por quatro pavilhões disjuntos, um Pavilhão Gimnodesportivo e dois pré-fabricados, apresentando-se no seu todo em razoável estado de conservação. Com o decorrer dos anos, a escola vem apresentando a nível das suas infraestruturas básicas problemas cada vez mais graves, nomeadamente no que respeita à rede de água e saneamento e às coberturas.

Três dos blocos, conhecidos na escola por 1º, 2º e 3º pavilhões (com cores distintas: vermelho, azul e amarelo), e os pré-fabricados destinam-se quase em exclusivo a atividades letivas e situam-se juntamente com o Pavilhão Gimnodesportivo numa cota inferior relativamente ao outro, o Bloco Administrativo.

Neste último, o único com dois pisos, funcionam vários órgãos e serviços: Direção Executiva, Gabinete de Apoio à Direção Executiva, Serviços Administrativos, Reprografia, Sala dos Diretores de Turma, ASE (Ação Social Escolar), Biblioteca – BECRE, Papelaria, Cantina, Bar dos Alunos, Polivalente, Sala de Informática, e ainda, no piso superior, a Sala de Convívio / Bar e Sala de Trabalho /Reuniões de Professores.

Com o Plano Tecnológico, em 2008, montaram-se seis salas com computadores, duas em cada pavilhão. Nesse mesmo ano, a formação de professores da escola na Moodle incentivou a utilização desta plataforma de e-learning como ferramenta de aprendizagem. Aos três quadros interativos que já tinham sido comprados vieram juntar-se mais quatro do PTE. Todas as salas foram, igualmente, dotadas de projetor de vídeo e de computador. Atendendo à posição dos alunos nas salas e à ocupação das mesas pelos computadores, em 2010/11 e 2011/12, desmontaram-se quatro das seis salas. Atualmente, apenas existem computadores na sala 1 do 1º pavilhão e na sala 8 do 2º pavilhão.

A escola é dotada de amplos espaços exteriores, estando já uma importante parte ajardinada, um campo de jogos de grandes dimensões, onde se podem realizar várias atividades desportivas em simultâneo e o seu conjunto está bem arborizado. Nestes espaços, a circulação dos alunos é livre, exceto durante as aulas junto dos pavilhões.

Nestes trinta anos de funcionamento, a escola foi sofrendo obras de beneficiação e de manutenção utilizando os funcionários: pinturas interiores e exteriores, canalização, mudança de corticite nas salas, arranjo dos jardins. As obras de manutenção pela então DREN passaram pelo ginásio (cobertura e pisos), telas nos balneários, laboratório, biblioteca (transformação das salas de música em BE), mudança de cobertura do 1º pavilhão, caixilharia em cinco salas do 1º pavilhão, obras nos pré-fabricados, alcatrão em parte da escola e no campo de jogos.

A escola foi benzida nas Celebrações Pascais de 18 de março de 1991 pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

Em 2012/13, já tinham passado por esta escola cerca de 13200 alunos, 1750 professores e 90/100 funcionários.

Estava prevista para 2013 uma obra de requalificação…