MISSA SOLENE E JANTAR COMEMORATIVO

27-05-2013 12:31

As Comemorações dos 25 Anos ocorreram ao longo do ano letivo de 1997/98 e culminaram  com a Missa Solene, na Igreja Matriz, e o Jantar Comemorativo após descerramento de placa comemorativa, no polivalente da escola,  no dia 30 de abril de 1998, pelas 20 horas, que contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. António Magalhães.

Missa Solene

Na Igreja Matriz de Caldas das Taipas, pelas 19 horas, a celebração eucarística foi concelebrada pelo padre Rubens Marques (antigo aluno da Raul Brandão), padre João Cunha e António Matos (professores da escola), padre José Machado (antigo professor) e pelo reitor da paróquia de Caldelas, padre Agostinho Ribeiro.

A missa contou com a presença do corpo docente e não docente e todos quantos se quiseram associar à solenidade do ato. Todos os pormenores foram escolhidos e pensados: as Leituras, a Oração dos Fiéis (que incluiu um momento de sufrágio pelos docentes, alunos e funcionários já falecidos), o Ofertório com a oferta de símbolos representativos da comunidade escolar - a caderneta pelos professores, a mochila pelos alunos, o carimbo pelo pessoal administrativo, o livro de ponto pelos auxiliares (assistentes operacionais), a corda com 5 nós pelo Conselho Diretivo, sem esquecer o pão e o vinho, a Palavra Sagrada - a Bíblia, o Círio,...

Um coro masculino (formado por professores e antigos professores da escola, um funcionário e antigos alunos- o apelido Matos predominava!) enriqueceu e embelezou a cerimónia.

Jantar Comemorativo

Estiveram presentes no jantar o presidente da Câmara - Dr. António Magalhães, a vereadora da Cultura - Drª Francisca Abreu, representantes das forças vivas da comunidade: Presidente da Junta de Freguesia - Engº Remísio de Castro, Presidente dos Bombeiros - José Machado (antigo professor), Presidente da Associação de Pais - professor Costa e Silva, Representante do Centro de Saúde e do Projeto Pept-Saúde, Presidente do CART, Diretor do Jornal Reflexo - Dr. Alfredo Oliveira... para além do corpo docente e não docente e antigos alunos, funcionários ou professores que quiseram estar presentes, num total de 115 comensais.

Tinham sido enviados 200 convites a título pessoal e espalhado cartazes por todas as freguesias da área pedagógica (19 freguesias!) bem como para todas as escolas dos concelhos de Guimarães e Braga.

Placa Comemorativa

Antes do jantar, o Dr. António Magalhães e o presidente do Conselho Diretivo descerraram uma Placa Comemorativa colocada numa pedra no jardim, à entrada da escola,  gravada com oTaipinhas, o boneco que simbolizava a escola desde 1995, um pensamento de Raúl Brandão "O que sei das árvores, da ternura, da dor e do assombro, tudo me vem desse tempo... (de menino)", numa singela homenagem ao patrono da escola, e logo abaixo: "Homenagem aos alunos, professores e funcionários que, ao longo destes 25 anos, no estudo e no trabalho, ajudaram a fazer "crescer" esta escola".

Seguiu-se o jantar com os acecipes a serem servidos ao ar livre, mas, com o fresco da noite, foi necessário entrar para o polivalente. O jantar foi servido com requinte por uma empresa e agradou a todos.

Durante o jantar o atelier de expressão dramática (que surgiu de um projeto com o apoio da OFICINA e do seu encenador Moncho Rodrigues) representou a peça "A Bela e o Monstro" que, na véspera, alcançara grande sucesso na Praça de S.Tiago, nos Encontros de Teatro.

Os discursos da praxe foram do presidente do Conselho Directivo, do presidente da Câmara e do oresidente da Associação de Pais, após o que se serviu o bolo, decorado com um grande Taipinhas e se bebeu champanhe.

No fim do jantar, todos os participantes receberam a Medalha alusiva à data, cunhada para o efeito com o patrocínio da Junta de Freguesia de caldas das Taipas. De novo um Taipinhas relembra os 25 anos da escola ao serviço da educação, com a data da sua criação- ano letivo de 72/73, 28 de setembro de 1972.

Para as comemorações a Escola engalanou-se com belos arranjos florais cedidos pela Loja das Flores, com inúmeros cartazes e poesias alusivos à data feitos pelos alunos e com dois grandes placares onde se podiam ler notícias de há 25 anos, resultado de um trabalho de pesquisa elaborado pelos alunos do 6ºA e do 7ºA com a ajuda de professores na Biblioteca Pública de Braga. Na entrada principal lia-se o que se passava nas Taipas há 25 anos com base no jornal regional Diário do Minho, num placar móvel à entrada do Polivalente o que se passav pelo mundo com base em jornais díários de grande tiragem da época- Jornal de Notícias, Comércio do Porto e 1º de Janeiro.

As comemorações não acabaram aqui. Seguiu-se um Arraial Minhoto, um Sarau Cultural incluído nas Festas da vila e um Concerto.

Dizia o Pequeno Jornalista da época: "A publicação de uma Monografia está ainda em estudo, mas o que já está na mente do Conselho Directivo é a criação de um núcleo de professores e outros elementos que tratem do arquivo e do historial da escola daqui para a frente, pelo que todos os anos se publicará uma espécie de anuário, com a descrição pormenorizada do que foi feito ao longo do ano".