O Canto da Poesia

04-06-2013 12:13

"1ª Apresentação do Coro do AET"

No dia 14 de Maio, pelas 21.30 horas, realizou-se no Polivalente da EB2,3 de Caldas das Taipas, um espetáculo subordinado ao tema “O Canto da Poesia”, com a participação de alunos, professores, funcionários e elementos da comunidade.

O espetáculo teve três momentos. Numa primeira intervenção, alunos do 6º ano interpretaram (e tocaram) canções de Zeca Afonso: “Balada do Sino”, “Canção de Embalar” e “Venham mais cinco”.

Na segunda parte, houve um momento de poesia com professores e alunos a declamarem o amor, liberdade, a amizade, o ódio de Bertolt Brecht (“Sente-se”), Sophia de Mello Breyner (“Retrato de uma Princesa Desconhecida”, “O meu País sabe às Amoras”), Ana Luísa Amaral (“Coisas de partir”), Lídia Jorge (“Sou de vidro”), António Ramo rosa (“Quem ama a liberdade”), Eugénio de Andrade (“Há dias”), Nuno Júdice (“Se tivesse um copo para encher”), Alberto Pimenta (“No Teatro de Guerra”), Szymborzka (“O princípio e o fim”), Paul Eluard (“Vida, Amor e Morte”). Alunos e professores movimentaram-se em cena com grande à-vontade, ensaiados pela professora Manuela Martinez.

O terceiro momento foi o coro dos adultos, constituído por professores, funcionários e outros elementos da comunidade que cantaram peças mais populares (“Coro das Maçadeiras” e “Olaré Sim Sim”) e outras mais clássicas (“Dindirindin Villancico”, “Num só Corpo e Alma” de Brahms, “Ay Linda Amiga”, “Pavane”), tendo acabado com a peça “Acordai” com poema de José Gomes Ferreira e música de Lopes Graça. Esta peça foi bisada.

A constituição do coro do agrupamento era um sonho antigo e, com a aproximação de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, e com um maior estímulo por parte de alguns dos elementos que o constituem acabou por se concretizar. Foi uma atuação muito positiva tendo em conta o número reduzido de ensaios (apenas começaram em Dezembro), graças ao empenho dos cantores e à exigência do seu maestro, o professor Luís de Matos.

No fim, houve uma confraternização entre os elemento do coro que vai prosseguir com os ensaios às segundas, pelas 21 horas, na sala EV4, na EB2,3 de Caldas das Taipas.