O Observatório de Qualidade da Escola (O.Q.E.) -Como nasceu?

04-06-2013 11:27

É um grupo de trabalho constituído por todos os atores educativos (professores, funcionários, um aluno e encarregados de educação) que, ao longo dos anos, foi fazendo avaliações internas sistemáticas aos diversos aspetos da escola de ambito curricular ou organizacional.

O Agrupamento de Escolas das Taipas partiu, no ano letivo 2004/2005, de um estado embrionário na autoavaliação. Gradualmente, o Agrupamento de Escolas das Taipas tem vindo a revelar capacidade para incrementar a sua autonomia na perspetiva do desenvolvimento dos seus projetos educativos e da sua organização. As dinâmicas de autoavaliação que o Observatório da Qualidade (OQ) têm alargado e aprofundado as áreas de aplicação, constituindo um bom contributo na definição de prioridades estratégicas, para o funcionamento escolar e para a prestação do serviço educativo.

Atualmente, no AET, a equipa do OQ é constituída por um docente de cada um dos seis departamentos curriculares, pela coordenadora dos Serviços Administrativos, pelo presidente da Associação de Estudantes e por uma representante da Associação de pais da EB23 de Caldas das Taipas. Por questões de operacionalidade e eficácia de procedimentos constituiu-se um “núcleo duro” de docentes que reúnem, frequentemente, para elaborarem propostas metodológicas e de documentos que são apresentados ao grande grupo do OQ.

Os grupos de trabalho elaboram propostas de relatório final para cada uma das áreas intervencionadas que, depois de submetidas ao Conselho Pedagógico, são postas à disposição da Comunidade Educativa. Em todos os relatórios de intervenção os grupos de trabalho têm entendido inserir uma análise dos dados obtidos, e tecer sugestões no sentido de desencadearem processos reflexivos, capazes de melhorarem o que é apontado como menos positivo e valorizar o que de positivo foi apontado.

O Observatório da Qualidade depende do Conselho Pedagógico no traçado do plano de ação de cada ano letivo, porém, seguidamente trabalham com independência e autonomia, informando-o do desenvolvimento do processo de implementação.

Tem sido de grande valia o incentivo ao nosso trabalho por parte da Direção do AET e a capacidade que têm tido no acolhimento construtivo das sugestões emanadas e transformá-las num efetivo impacto na alteração da organização e da prática educativa.