Páscoa Minhota/ Páscoa Florida/ Primavera Florida

03-06-2013 16:30

CELEBRAÇÕES PASCAIS

"Páscoa Minhota"

Esta atividade com A maiúsculo, cujo início data do ano de 1994/95 com o projeto "A escola como uma minicidade", é única no seu género nas escolas do país.

As Celebrações Pascais começaram por se realizar em dois dias, no final do 2º período. À quinta-feira, de manhã, era a Comunhão Pascal na Igreja Matriz, com mil alunos a encherem completamente a nave central. Todos os passos da Eucaristia eram adaptados à escola (a Oração dos Fiéis, as oferendas no Ofertório) e as leituras eram feitas por docentes ou funcionários. Os cânticos eram previamente ensaiados na escola durante as aulas de Música/ Educação Musical, ao longo do 2º período. Na sexta-feira, último dia de aulas, havia o compasso (composto pelo padre, o que levava a cruz, o da hissope e da caldeirinha, o da campainha ...) e passava por todas as "casas" (salas) da escola, onde os alunos faziam tapetes com enorme criatividade e mesas pascais. Invariavelmente, havia música: umas vezes com mais elementos, outras vezes com menos. Chegaram a ser três as cruzes que faziam diferentes percursos, uma para cada pavilhão, realizando-se o seu encontro no fundo da Escadaria Luís de Camões ou dos Tombos, subindo depois para o Polivalente, onde percorriam os serviços aí concentrados e acabavam na cantina para uma confraternização do pessoal docente e não docente. Houve mesmo um ano com lançamento de pequenos foguetes pelo professor Poças.

Na Páscoa de 2005, as celebrações foram presididas por sua Ex.cia Reverendíssima D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, acolitado pelo professor de EMRC, padre Matos (já jubilado) e pelo antigo aluno da Escola Preparatória Raul Brandão, padre Rubens Marques.

Em 2006, a celebração pascal, preparada para o ginásio, não se concretizou, havendo apenas a visita pascal.

Em 2007, a comunhão pascal deixou de se fazer, assim como a visita pascal. Desapareceram as cruzes e o caráter religioso da atividade. Porém a atividade manteve o nome de Páscoa Minhota por mais dois anos, mantendo-se o concurso das mesas e dos tapetes. Em 2009/10 e 2010/11, a atividade intitulou-se Páscoa Florida.

Em 2011/12, ganhou um novo nome_ Primavera Florida, num regresso aos rituais pagãos que festejavam a entrada da primavera.

Sendo facultativa, a grande maioria dos alunos sempre recebeu esta atividade com entusiasmo e, nela, os alunos revelam que a criatividade pode surgir onde menos se espera. Quer chova quer faça sol, os alunos esmeram-se na feitura dos tapetes e das mesas, onde a fantasia e a imaginação criadora imperam, não só no aspeto visual como cromático dos tapetes coloridos feitos de flores, papéis, serrim pintado, sal, farinha, areia, milho, arroz, borras de café, palha, tampas de garrafas de plástico, rolhas de cortiça, giz, folhas e ramos de arbustos …e as mesas de Páscoa/ Primavera cheias de coisas boas e caseiras, os doces da região, os bolos caseiros, os bolinhos de coco e os alimentos de ocasião que não podem faltar aos jovens - as batatas fritas, os refrigerantes e a coca-cola. Em 2008/09, o CEF de eletricidade até fez um rodízio para assar chouriço!

É salutar a competitividade que se gera todos os anos por essa altura e os resultados são bem visíveis: belos tapetes e mesas de abrir o apetite. As turmas ficam duas a duas em cada sala. O júri do concurso, com representantes dos professores, funcionário e alunos, leva sempre em conta os seguintes critérios: criatividade, diversidade de materiais, colorido, design, harmonia do conjunto.

Em qualquer dos concursos, os alunos estão de parabéns, pois esta atividade tão tradicional (e muito apreciada já pela inspeção) continua a ser um espetáculo digno de nota.

Desde que deixou de haver visita pascal que os professores festejam a atividade nas salas com os seus alunos.

Geralmente, a manhã costuma acabar com desporto interturmas ou entre alunos e professores.

Feito o balanço final, toda a comunidade escolar continua a ser unânime em considerar que a Páscoa Minhota/ Páscoa Florida / Primavera Florida deve ser uma das atividades a manter no PAA, atendendo ao amplo envolvimento de todos.