Pequeno Jornalista faz 25 anos...

03-06-2013 10:25

Para comemorar os 25 anos do Pequeno Jornalista, os alunos da Oficina de Jornalismo viajaram até Lisboa, nos dias 26 e 27 de junho.

O primeiro passo levou-os ao Museu Nacional da Imprensa, onde, pelas 10.30h do dia 26, os alunos tomaram contacto com as máquinas que fizeram os jornais do antigamente. Foi uma experiência extremamente enriquecedora ao passarem pela exposição permanente “Memórias vivas da Imprensa”, tendo explorado a História da Imprensa que lhes mostrou a evolução do processo tipográfico e tecnológico, desde os “tipos” de Gutenberg ao aparecimento do computador. Porém, a parte mais entusiasmante foi a possibilidade de fazerem as suas próprias impressões, usando as antigas técnicas de impressão manual nos prelos que compunham a exposição, uma das quais assinalava a passagem da EB2,3 de Caldas das Taipas pelo museu.

O espírito jornalístico dos alunos que não paravam de fazer perguntas, encantou a guia que lhes fez um grande elogio.

Os alunos ainda deram um saltinho às exposições patentes no museu, nomeadamente: “Porto Cartoon: O Riso do Mundo” e “XIII PortoCartoon: Comunicação e Tecnologia”.

A 27, visitaram a RTP e o seu museu, o melhor da Europa, onde Carlos Mourisca os levou numa viagem maravilhosa pelos primeiros aparelhos recetores de rádio e da televisão. O que mais lhes chamou a atenção? O Pequeno estúdio em que eram transmitidos os programas da rádio, entre os quais as rádionovelas, os folhetins, lidos em direto e cujos ruídos eram também feitos no estúdio. A “porta” dos barulhos fez sucesso bem como a placa que provocava a tempestade, quando era abanada. E com explicações, por vezes solicitadas, os alunos percorreram a história da rádio e da televisão, ao longo das décadas, vendo a evolução dos aparelhos de rádio e do equipamento televisivo, da transmissão da imagem, das câmaras e dos microfones. E ficaram a saber que o carro de exteriores (que só puderam ver e ouvir no museu virtual) foi completamente remodelado pela Mercedes e faz parte da capa do catálogo/ livro da marca quando fez cem anos.

O estúdio virtual foi o momento alto da visita quando se aperceberam de que a sua cor verde (poucas pessoas vestem esta cor) permitia efeitos especiais e a invisibilidade do manto do Harry Potter era conseguida com um simples pano verde. Nesse estúdio, os alunos apresentaram-se e deixaram mensagens que foram, posteriormente, gravadas num CD que lhes foi oferecido.

A visita prosseguiu nos estúdios da Rádio, Antena 1 e Antena3, tendo estado num direto com Ana Galvão. Aqui a técnica imperava pelo que, enquanto falava com eles e respondia às perguntas, a radialista não parou a emissão previamente preparada.

Já na RTP, visitaram o estúdio do TELEJORNAL, viram a Maria Alberta Marques, e aperceberam-se de que, enquanto o telejornal está no ar, a equipa continua a trabalhar e o estúdio até não é assim tão silencioso como esperavam. O placar da meteorologia encantou-os e assistiram a um Telejornal para a RTP África com Maria João Silveira.

Uma visita que premiou o trabalho árduo dos pequenos jornalistas e culminou com chave de ouro o ano em que o Pequeno Jornalista completa 25 anos.