Pré-fabricados junto ao cemitério - CICLO

27-05-2013 10:13

 

A Escola Preparatória Raul Brandão funcionou, no 1º período de 1972/73, como filial da João de Meira, em Guimarães, no edifício onde hoje se encontra a Câmara Municipal. No 2ºperíodo, transitou para os pavilhões pré-fabricados, denominados “barracões”, na Rua Padre Silva Gonçalves, perto do cemitério da vila.

Inicialmente, o “Ciclo” era constituído por vários pavilhões de cor verde: Numa cota inferior, o Pavilhão Administrativo, logo à entrada, tinha a sala das alunas, onde funcionava o bar e a papelaria e havia as casas de banho femininas; seguida pelos Serviços Administrativos, Conselho Diretivo, sala dos professores e sala dos alunos, também com WC. Nesta mesma cota, havia ainda um pavilhão com quatro salas de aulas, e um outro com duas salas, sendo que uma funcionava como ginásio. Havia um outro pavilhão com uma sala grande de Trabalhos Manuais. Numa cota superior, havia um pavilhão com três salas: duas de Música e, no meio delas, o SASE (Serviços de Ação Social Escolar).

Quando a escola abriu, cozinhava-se no bar só para os professores, que comiam na sala dos professores. Não havia cantina para os alunos. Quando, posteriormente, apareceu o pavilhão da cantina, começaram os almoços para os alunos e a papelaria e o bar mudaram para o fundo da cantina.

A Sase tinha umas instalações muito precárias. O ecónomo utilizava uma tábua em madeira para cobrir uma sanita e era aí que fazia os seus registos. Segundo depoimentos recolhidos, andava com uma lata onde guardava o dinheiro e de onde tirava o dinheiro para pagar diretamente aos fornecedores.

Em julho de 1973 (Ano XIV, nº7), o Redil noticiava: "Mais uma vez chamamos a atenção dos responsáveis de educação no sentido de matricularem as crianças a tempo e horas. Todos os esclarecimentos devem ser procurados na secretaria da Escola Preparatória. Ainda esclarecemos que funcionará, caso haja alunos suficientes, o curso nocturno para os mais velhos. Procurem-se as devidas informações na dita secretaria. Quem puder não deixe de se valorizar e preparar para a vida." E funcionou mesmo. AEscola Preparatória teve curso noturno e havia cantina para estes alunos que vinham diretos do trabalho para as aulas.  Alguns dos funcionários da escola (António Martins Marques, Albina Pereira de Morais, Joana da Conceição Leite, Lúcia Maia Silva, Emília Pereira…) fizeram o 6ºano nessa altura. A cozinheira (Lúcia Maia Silva) vinha de manhã tratar dos almoços e regressava à noite, para fazer o jantar para estes alunos.

Em setembro-outubro de 1973 (Ano XIV, nº9), o Redil noticiava: "A frequência ao Ciclo Preparatório ultrapassou todas as expectativas. Na verdade estão matriculados 400 alunos, quando o ano passado apenas se matricularam 180. Por outro lado também se encontra a funcionar de noite para os que trabalham. Há três cursos nocturnos, beneficiando do ensino cerca de 70 alunos. Os princípios são sempre mais difíceis atendendo à falta de infra-estruturas indispensáveis. Mas tudo entrará no normal, dentro em breve".

A escola foi benzida na Comunhão Pascal de 1973 pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Francisco Maria da Silva.

Em 1979 (7 de dezembro), o Notícias de Guimarães noticiava: "Os alunos que frequentam o Ciclo Preparatório da "EScola Raul Brandão", com sede nas Caldas das Taipas, passaram a beneficiar do transporte gratuito de ida e volta. Para tanto haverá: transporte servindo Sande(S.Clemente) e Vila Nova; São João de Ponte, Santa Eufémia, Soutos, Gondomar, Donim, Santo Estêvão de Briteiros e Barco; Briteiros (Salvador), Sande (S.Lourenço) e Longos, em cómodos autocarros da R.N. Trata-se de uma iniciativa de grande alcance."