SARAU CULTURAL

27-05-2013 12:30

 

No dia 25 de junho de 1998, pelas 21 horas, realizou-se no Auditório dos BVT, o Sarau Cultural que deu início às Festas da vila e continuou com a programação da comemoração dos 25 anos da Escola Básica ao serviço da educação.

Os números sucederam-se a bom ritmo e, sem intervalo, o espetáculo acabou pelas 0.45 horas.

Aos Jograis BOCAS que apresentaram a escola de forma crítica e fizeram mais alguns números de todo o interesse para a comunidade como: "A cinemateca da escola", orações "Professores nossos", "Ave, Matemática", anúncios mais que classificados, Os Dez Mandamentos de um Estudante... (profs Teresa Portal, Teresa Castelo Branco, Paula Mogas, Cândido Araújo), seguiu-se a representação do teatro "A BEla e o MOnstro" (alunos dos 7º, 8º e 9º anos orientados pelos professores Ernestina Pinheiro, Luísa Fernandes e Martinho Afonso), a atuação do grupo "EXSEXO" (antigos alunos) que levou a juventude ao rubro, poesia "Cântico Negro" de José Régio (alunos do 9ºano) e "Mãe" de Almada Negreiros (alunos do 8ºano, todos ensaiados pela prof. Paula Mogas), danças dos Acqua (antigas alunas), um momento de recolhimento- fado "Povo que lavas no rio" (profs Marina e Renato Henriques), a COREOGRAFIA que foi um sucesso "Duetto buffo di due gatti" com miadelas seguindo música de Rossini (profs Teresa Castelo Branco, Paula Mogas e Cândido Araújo), poesia "Sente-se..." de Bertold Brecht (profs Paula Mogas, Helena Castro, Isabel Rodrigues e Eugénia Almeida, COREOGRAFOA "Ameno" dos ERA por alunos, baladas "EU fui ver a minha amada" de Zeca Afonso e "Menina, estás à janela" de Vitorino (profs Marina e Renato Henriques) e ainda o TóMiJóRui, um grupo de antigos alunos que cantaram ao vivo.

A representação foi do José Inácio Fonseca (antigo aluno da escola e atual professor) e da Vânia (que passou para o 9ºano).

O corpo docente da escola, ao expor-se em papeis que, habitualmente, não são do seu domínio, mostrou à comunidade que a escola está sempre em movimento e é uma escola viva e ativa.