Síntese Histórica

03-06-2013 10:14

Síntese Histórica

Em 1987/88, nasce o Clube de Jornalismo. Nesse ano, após um concurso para decidir o seu nome, sai o 1º número d'O Pequeno Jornalista, policopiado na escola, em folhas A4. No ano seguinte, surge com o formato tablóide e é pago pela sua secção de Publicidade, o que acontece durante os primeiros anos de existência. Começa com 4 edições que foram logo reduzidas para tres. A edição trimestral manteve-se até ao ano letivo de 2001/02 (entrada do €uro) em que só foi feito um número- o nº 41. Depois, durante 4 anos, mantém uma edição semestral. A partir de 2006/07 faz-se uma edição anual que começou no nº50.

Como Centro de Tempos Livres, o Clube sobrevive uns anos. Chega a ter 120 alunos e 4 professores a lecionarem um minicurso de Jornalismo. Os seus membros tinham um Cartão de Identificação.

Depois, as horas de atividade extra-curricular foram desaparecendo até só restar o seu produto - O Jornal Escolar, que, ao longo dos anos, foi reformulando o seu visual: em 1994/95, surge a cor, a maior reformulação. Em 1993, surge o Prá Pequenada, o Suplemento, com o projeto PEPT 2000, dedicado às EB1's que connosco andavam no projeto e que hoje é dedicado aos JI e às EB1 do Agrupamento. Como todas as escolas têm blogues e locais onde publicitam os seus materiais, em 2013, o Prá Pequenada já não se vai imprimir, pois não contém nem notícias nem materiais representativos das diferentes escolinhas.

Tendo concorrido ao concurso nacional de jornais escolares, em 1992/93, ganhou o 2º prémio no seu escalão e, em 1995/96, ficou em 3º lugar. Em 1997/98, com este concurso em edição eletrónica, o Pequeno Jornalista esteve na base do nascimento do site da escola na Internet. Desde há uns anos, o número anual é colocado em PDF neste site https://www.eb23-caldas-taipas.rcts.pt/ , em recursos educativos – jornais – O Pequeno Jornalista.

Os anos foram passando e, das quatro edições/ ano, passamos para as três e, em 1998/99, para a edição anual, com suporte financeiro integral pela escola.

Desde a primeira hora, o jornal foi e é um repositório fiel do noticiário de todas as atividades e projetos desenvolvidos pela escola / agrupamento. Procurou sempre cobrir os eventos e deles dar conhecimento à comunidade escolar, em primeira instância, e à população em geral. O Pequeno Jornalista orgulha-se de ter levado e de continuar a levar bem longe o nome da escola / agrupamento.

Em 2009/10, renasce o clube com o nome de Oficina de Jornalismo e de Escrita Criativa, com cerca de 20 alunos, da responsabilidade da sua coordenadora; em 2010/11, a oficina funciona com cerca de 30 alunos; em 2011/2012, são cerca de 38 alunos de quatro turmas. Esta oficina lançou O Pequeno Jornalista Online –

https://www.eb23-caldas-taipas.rcts.pt/JornalOnline1011/ , de cariz mensal, com secções da sua inteira responsabilidade e a colaboração dos JI e EB1.

Depois de, ao longo dos anos, ter visitado frequentes vezes os jornais do distrito ("Correio do Minho" em Braga- várias vezes; "O Comércio de Guimarães" na cidade berço), a coordenadora realizou o sonho de levar os pequenos jornalistas a visitarem a RTP e o seu museu, aproveitando para, de passagem, conhecer o Museu da Imprensa, em Gaia. Isso aconteceu em junho de 2012, nas comemorações do 25º aniversário do Pequeno Jornalista.

Em 2003, os alunos da oficina de jornalismo visitaram "O Jornal de Notícias", no Porto, em março.

Em 2011/12, a escola recebe o convite da WIKIJORNAL para fazer um jornal online. Dada a sua edição imediata e não ocupando espaço da escola, a oficina aceitou a proposta e surge o jornalzinho Os Pequenos Jornalistas da Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas - https://ospequenosjornalistas.wikijornal.com - com colaboração aberta a toda a comunidade escolar, nomeadamente aos 2º e 3º ciclos.

Com 25 anos, o P.J. nunca parou e continua a estar em cima dos acontecimentos tendo como Coordenadora, desde a primeira hora, a professora Teresa Portal. Neste ano de comemorações editou o seu 55º jornal.