Tenho Fé na República- Comemorações do Centenário da República

04-06-2013 12:34

No dia 4 de Outubro, o Agrupamento de Escolas das Taipas, mais propriamente a EB2,3 de Caldas das Taipas, promoveu o “Dia Verde, Amarelo e Vermelho”, no âmbito das comemorações do Centenário da República, que incluiram uma série de atividades de que se salientam a Caminhada dos Cem Passos e o Recital de Poesia.

Caminhada dos Cem Passos

Pelas 15 horas, saiu rumo à vila uma grande massa de juventude formada por várias centenas de jovens (mais de sete) e bastantes professores que, vestidos de vermelho, amarelo e verde, formaram uma enorme bandeira humana que fez a Caminhada dos Cem Passos por um percurso pela vila acabando no centro, bem no cruzamento das estradas, onde o diretor do AET descerrou um outdoor com a explicação dos símbolos da bandeira portuguesa. Foi aí que se entoou, sentidamente, o Hino Nacional- a Portuguesa, após o que se regressou à escola.

Árvore do Centenário

Junto à Árvore do Centenário, a magnólia plantada a 22 de março e que marcou o início das comemorações, o professor Mário Rodrigues inaugurou a placa alusiva ao acontecimento, seguindo-se a inauguração da exposição do Centenário da BECRE.

Recital de Poesia "Tenho Fé na República"

À noite, pelas 21 horas, no Polivalente, realizou-se um Recital de Poesia “Tenho Fé na República!” com textos de Guerra Junqueiro, Raul Brandão, Gomes Leal, Almada Negreiros, Alberto Caeiro e Fernando Pessoa, tendo as pessoas sido recebidas na Becre com um Porto Republicano e biscoitos da época. Mais uma vez o público aderiu a um tipo de espetáculo que não é fácil e a atuação, com sete alunos e sete professores, foi mais um sucesso para a escola.

Na parte final, depois do repto lançado pela aluna "Heróis do Mar", o Coro do Agrupamento entoou o Hino Nacional (a que se juntaram as vozes do público), ao som da Banda de Música de Caldas das Taipas, enquanto eram descerrados os painéis que originaram o outdoor colocado na vila.

Um agradecimento muito especial às alunas que, não sendo já desta escola, fizeram questão de fazer parte do espetáculo cuja preparação se iniciara no ano transato e à Banda de Música que aderiu ao projeto.

E, de novo (no 5º espetáculo), um muito obrigado à ensaiadora/ cenógrafa,proffessora Manuela Martinez.

No final do espetáculo, realizou-se a abertura solene da exposição “Tenho Fé na República!”, na Becre.

Os convidados e participantes encerraram este dia comemorativo e cheio de emoções com uma ceia da época.