Viver o Verde - 2007/08
Sendo a Educação Ambiental uma das vertentes do Projeto Educativo do Agrupamento, um tema em foco pela sua atualidade e pela premência que as questões ambientais levantam no quotidiano das pessoas e para as quais se exigem respostas com alguma urgência, o Projeto Educação para o Empreendedorismo - «VIVER O VERDE»,de igual forma inserido no Projeto Curricular de Agrupamento «O Verde também se aprende», foi aí beber a sua fundamentação que estiveram na base dos seus objetivos, de entre os quais se salientavam: reforçar a consciência da responsabilidade individual em relação à salvaguarda do meio ambiente, enquanto cidadãos; apostar na prevenção e reciclagem de resíduos e evitar a sua deposição selvagem no meio natural; sensibilizar a comunidade para a recolha seletiva do lixo promovendo uma maior e melhor distribuição e utilização de ecopontos; assegurar a utilização racional de energias e recursos; integrar o espírito empreendedor de forma transversal na educação; EM SUMA, reforçar a consciência «verde».
Lançado o desafio pela DGIDC, 4 turmas abalançaram-se e responderam: 5ºG, 7ºF, 9ºB e 1ºCEF, tendo sido desenvolvidos 8 projetos e uma atividade de enriquecimento, que tiveram ampla divulgação quer na disciplina própria do projeto na plataforma Moodle, quer no site do AVET com uma página aí constituída, quer com notícias na comunicação social, nomeadamente o Reflexo, o jornal da vila.
- Os quivis, fruto regional - 5ºG, 7ºF, 9ºB, Educação Especial
A divulgação do kiwi, fruto da região, surgiu de uma proposta da ACIT (Associação Comercial e Industrial das Taipas). As Taipas era um grande produtor de kiwis, embora a população, na sua maior parte, o desconhecesse e não tivesse por hábito inclui-lo nos seus hábitos alimentares. Dar a conhecer e ser capaz de convencer a população a consumir kiwis foi a motivação para a realização deste projeto. Este projeto foi positivo, uma vez que os alunos, nomeadamente do 5ºG, nas pesquisas que efetuaram, ficaram a conhecer as vantagens nutritivas e medicinais deste fruto, assim como se deve proceder para promover algo. Os alunos ao elaborarem cartazes, etiquetas para prendas e bilhete de identidade do kiwi pretenderam em primeiro lugar divulgar o fruto e, ao mesmo tempo, sensibilizar os consumidores sobre a importância do kiwi na alimentação, assim como na economia da região.
O 7ºF, por sua vez, criou o kiwizeiro que esteve patente na exposição-venda de compota na barraquinha montada para o efeito à entrada do Centro Comercial Passarelle.
Os alunos do Ensino Especial, orientados pelos professores Helena Leite e Hernâni Mendes, elaboraram a compota que teve um grande sucesso. E o 9ºB acabou por estabelecer as bases do protocolo que veio a ser assinado pela Associação Comercial e Industrial das Taipas e pelo Agrupamento Vertical de Escolas das Taipas.
- OS ECOPONTOS NA VILA E FREGUESIAS VIZINHAS-9ºB
Feito o levantamento dos ecopontos existentes com um questionário aos presidentes de junta de freguesia das freguesias da área pedagógica do agrupamento e um inquérito à população (alunos) sobre os hábitos de seleção do lixo, os alunos deste grupo do 9ºB fizeram um estudo estatístico que deram a conhecer à comunidade no dia do Colóquio, a 31 de maio, nos BVT e um relatório que foi enviado à Câmara Municipal de Guimarães. Com base neste relatório, fez-se o pedido de colocação de mais ecopontos, nomeadamente nas freguesias circundantes, uma vez que a vila até está relativamente bem servida. Também se solicitou uma campanha de sensibilização à população, que ainda não está sensibilizada para a recolha seletiva do lixo.
Coordenadora- Teresa Portal.
- O VERDE NA ESCOLINHA-7ºF
O projecto do 7ºF foi virado para os mais pequeninos. «De pequenino se torce o pepino», ou seja, de pequenino é que se deve sensibilizar para as questões ambientais, pois está nas mãos dos mais novos a mudança de hábitos e de atitudes. Os alunos, divididos em grupos, andaram pelas escolas do 1º ciclo e pelas salas dos jardins de infância a mostrarem aos mais pequeninos como é que se deve fazer para salvar o planeta, como é que eles podiam contribuir e levar os seus pais, avós,… a contribuírem. Os alunos do 7ºF fizeram uma série de materiais: jogos didáticos, powerpoints, cartazes, desdobráveis, marcadores, objetos em materiais recicláveis, textos que foram posteriormente dramatizados,… Posteriormente, segundo calendarização estabelecida com as escolas, deslocaram-se lá para fazerem o seu trabalho de sensibilização que colheu o agrado de todos de tal modo, que todos queriam mais e mais.
Coordenadora- Maria da Luz Alves.
D. CONCURSO ECO-VERDE-9ºB
O Concurso foi lançado, por este grupo de alunos do 9ºB, à comunidade envolvente em quatro escalões: até aos 10 anos, dos 10 aos 15, dos 15 aos 20, acima dos 20. Era um Concurso de Eco-design- com criação de objetos decorativos com materiais reciclados e reutilizáveis. Criado o logótipo para o concurso e feito o regulamento e sua divulgação pela comunidade, via emails, via moodle, via site do AVET e via cartazes, restava esperar pela colaboração que foi elevada e de qualidade. Todos puseram a criatividade em funcionamento e houve objetos muito belos e úteis. Apenas uma das faixas etárias não participou, a dos 15 aos 20 anos, embora se tivesse contatado um professor da Escola Secundária de Caldas das Taipas para a motivação daqueles alunos. Todos os outros escalões tiveram participação, principalmente o escalão dos adultos, dos mais de 20 anos. A exposição dos trabalhos foi feita no Auditório dos BVT, no dia 31 de maio, durante o Colóquio, tendo sido a entrega de prémios deslocada para a EB2,3, já que ninguém foi ao palco durante este evento. Os prémios, da responsabilidade da ACIT, foram objetos em chifre, artesanato regional da vila, e um Certificado de Presença a todos quantos participaram no concurso. A Avaliação dos trabalhos a concurso foi feita por um júri composto por: elemento da A.C.I.T., professor de Educação Visual, coordenadora do Projeto de Empreendedorismo, dois alunos do 9ºB.
Coordenadora- Teresa Portal.
- MERGULHAR NAS RAÍZES «VERDES»-5ºG
“Mergulhar nas raízes verdes”, teve como objetivo tornar as pessoas conscientes de que deviam preservar o património natural e construído, demonstrar que as tradições fazem parte da história de um povo e que, também essas, não se devem perder nem no tempo nem no esquecimento, pois são um elemento importante na identidade de um povo.
Pretendeu-se com este projeto contribuir para sensibilizar alunos e comunidade a respeitar e preocupar-se com as questões do ambiente e da preservação do património. Por isso, e para alertar comunidade escolar e população, os alunos criaram desenhos para estampar em t-shirts, elaboraram um dicionário ilustrado em inglês ( abordando o vocabulário relacionado com os temas desenvolvidos), construíram espaços verdes na escola e formaram um rancho folclórico.
A turma do 7ºF também esteve envolvida na construção de espaços verdes na escola e no melhoramento dos espaços escolares.
Coordenadora- Teresa Lopes.
- AUTO DA BARCA VERDE- 9ºB
O desafio lançado em aulas de Língua Portuguesa foi a elaboração de uma peça, à boa maneira vicentina, para ser dramatizado e tendo como tema o ambiente e as personalidades que parecem muito fazer e nada fazem. Quatro alunas responderam ao desafio e, com a ajuda da professora Teresa Portal, surgiu o texto tal como foi ensaiado pela professora Manuela Martinez. Os ensaios decorreram no Auditório dos BVT, onde decorreu o espetáculo a 31 de maio, durante os meses de abril e maio. Construídos os adereços, tudo pronto, faltava o espetáculo que mostrou como o trabalho árduo pode ser recompensador. Os alunos, depois de feito o espetáculo, ficaram adeptos destas atividades teatrais, já que, para alguns, foi uma agradável surpresa.
Coordenadora- Teresa Portal.
- ESTUDO DA EFICÁCIA DA ENERGIA EÓLICA-1ºCEF
Este projeto teve como principal intenção contribuir para melhorar a informação ao nível das energias renováveis em especial a eólica, promover e incentivar a utilização de energias limpas, alertar a comunidade para a importância e as possibilidades de redução no consumo de energia. A criação e otimização do aproveitamento da energia eólica estudando formas alternativas para turbinas eólicas foi o ponto de partida do projeto. Neste projeto simularam parte da Escola iluminada por leds, alimentados por energia elétrica, fornecida por aerogeradores. Depois de várias propostas, o projeto global foi dividido em três projetos de forma a facilitar a sua elaboração, ficando cada um dos projetos, da responsabilidade de um grupo: Grupo I – Construção da maqueta; Grupo II – Eletrificação da maqueta; Grupo III – Construção dos aerogeradores. Todos os grupos acharam que seria benéfico fazer uma visita de estudo a um parque eólico, por isso foi pedida a colaboração de uma empresa proprietária de alguns parques, para que facultasse uma visita guiada ao parque eólico de Vila Nova de Cerveira. Feita a pesquisa, recolhida e organizada toda a informação possível, chegou a altura de dar inicio à construção do projeto. Sempre que possível, todos os grupos recorreram ao reaproveitamento de materiais para a construção do seu projeto. Finalizada a construção de alguns protótipos de turbinas eólicas, chegava a altura crucial, que era testar a aerodinâmica e eficácia de cada um deles. Por fim chegou a fase de transformar a energia mecânica em energia elétrica, isto é, aproveitar a rotação da turbina eólica para fazer rodar um gerador de corrente contínua, utilizando um mecanismo de rodas dentadas para aumentar a rotação do gerador. Com o projeto já completo, chegou a fase de testar todos os seus componentes, aerogerador, sistema elétrico e iluminação A apresentação do projeto à comunidade foi feita no dia 31 de maio, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários das Taipas, onde estiveram presentes representantes de várias entidades, bem como pais e Encarregados de Educação. Os autores do projeto apresentaram-no e alertaram os presentes para o interesse cada vez maior nas energias renováveis.
Coordenador- José Alberto Castro.
- COLÓQUIO «VIVER O VERDE»-9ºB
O Colóquio «Viver o Verde» encerrou o Projecto de Empreendedorismo desta escola. Para além do colóquio, que contou com a presença dos palestrantes- engº Hugo Torrinha, Técnico do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, e professor José Inácio Fonseca, representante do Projecto Eco-Escolas da EB2,3, o evento constituiu o espectáculo com que se encerrou o projecto fazendo, em simultâneo, a apresentação de todos os projectos desenvolvidos. Assim, houve uma apresentação em Powerpoint que procurou ser exaustiva em relação aos oito projectos desenvolvidos, a representação do Auto da Barca Verde (9ºB), a representação da peça «O Verde vai à escolinha»(7ºF), a apresentação do rancho folclórico (5ºG), a exposição dos objectos em materiais recicláveis (9ºB), a exposição da maqueta/ aerogeradores do projecto da energia eólica (1ºCEF).
A professora Teresa Portal encerrou o colóquio fazendo os agradecimentos a todas as entidades que de algum modo haviam ajudado na concretização dos projectos: CMG, juntas de freguesia, ACIT, …
A preparação do colóquio foi trabalhosa. Não só conseguir algum palestrante (tarefa mais árdua do à partida se poderia imaginar), elaborar cartazes para noticiar o evento, fazer a folha de sala, elaborar os marcadores de livros para distribuir pelo público como um alerta à recolha selectiva do lixo,… foram apenas algumas das tarefas em que este grupo de alunos do 9ºB andou envolvido.
Coordenadora- Teresa Portal.
- MANTA GIGANTESCA DE RETALHOS
AVET e turmas do projeto
Os clubes rotários do Vale do Ave partilham uma mesma preocupação- a poluição progressiva da Bacia do Ave e as condições da sua água e do ambiente em geral. Assim, pelo 2º ano consecutivo, decidiram realizar um Fórum, por alturas do Dia Mundial do Ambiente, para lançarem uns alertas e algumas reflexões sobre o estado da Bacia do Ave.
Este ano, resolveu envolver os jovens, os grandes responsáveis pelo planeta do futuro, convidando escolas e instituições de jovens (escuteiros,…) a darem a sua participação activa. Desta forma, construiu-se uma Manta Gigantesca de Retalhos, a 7 de Junho, no Pavilhão Multiusos, tendo cada retalho com cerca de 2x1 metros sido«trabalhado»/ pintado/ construído pelos jovens com textos, desenhos, mensagens, recortes e pinturas. O Rotary Club de Caldas das Taipas teve a ajuda do Agrupamento Vertical de Escolas das Taipas e da Escola Secundária de Caldas das Taipas para a elaboração das suas 38 mantas. Foi um sucesso e um espectáculo fantástico para se ver.
Para este projeto contribuíram as turmas envolvidas, mas também muitas das turmas do AVET, nomeadamente as turmas da EB2,3 e os Jardins de Infância.
O trabalho informático subjacente ao Projeto de Empreeendedorismo "Viver o Verde" foi da responsabilidade da professora Sofia Carneiro.
"O Projeto global de Empreendedorismo só se realizou graças ao empenho e dinamização dos professores envolvidos, nomeadamente dos coordenadores de cada uma das turmas: José Alberto Peixoto Castro- 1ºCEF; Maria da Luz Fernandes Alves- 7ºF; Maria Teresa Portal Guimarães de Oliveira- 9ºB; Maria Teresa Rodrigues Lopes- 5ºG. Foram estes professores que se reuniram às quartas-feiras de quinze em quinze dias para procurarem acertar agulhas e levar as tarefas por diante. Enquanto coordenadora, resta-me focar o excelente trabalho em equipa, a força que conseguimos dar uns aos outros, mesmo nos momentos de maior cansaço." (Teresa Portal)