No ano letivo de 1990/91, a Escola Preparatória de Caldas das Taipas publicou o livro “O Pequeno Autor”, que nasceu da secção do jornal O Pequeno Jornalista (com o mesmo nome), onde se publicavam alguns dos melhores trabalhos produzidos pelos alunos, com edição da Câmara Municipal de Guimarães.
A compilação foi feita ao longo de 90/91, em Português, e abarcou temas variados explorados segundo a escolha pessoal do aluno: ou prosa ou poesia.
O projeto fez parte das atividades propostas para o Plano Anual de Atividades da Escola e quatro dos dezasseis professores da língua materna (Mª Luísa Costa Brandão Fernandes e Adelina Paula Mendes Pinto do 1º grupo (200), Mª de Fátima Duarte Barroso e Teresa Portal Oliveira Marques do 3º grupo (220) decidiram “dar vida” ao livro, tendo colaborado as turmas: 5ºG, K, O, P e 6º A, B, C, D, H, I, K e N.
A estrutura do livro obedeceu ao calendário do ano letivo: No outono, com vários temas: o Material Escolar, o Outono, a Chuva e a Menina Gotinha de Água; no inverno, com quatro capítulos; o General Inverno, o Natal (com os sete trabalhos do Concurso de natal), o Carnaval (com o Sr, Carnaval e a Sra Serpentina) e o Palhaço; na primavera, os últimos capítulos do livro: a Princesa Primavera, a Folha, Se eu fosse uma Flor ou uma Borboleta e a Criança. Havia uma característica comum a todos os trabalhos: a imaginação criadora no Reino da Fantasia, pelo que a personificação foi o recurso estilístico mais utilizado. Os trabalhos em poesia (em número reduzido) iniciam os capítulos e os restantes dispuseram-se por ordem alfabética.
Nos desenhos ilustradores dos diferentes temas participaram as turmas do 6ºC, H e P e os professores Luís Filipe Braga Osório e Bento Romero Monteiro, sendo a capa da professora Fernanda Maria Matos Bernardo.